II FESTA DO AGRICULTOR FOI UM SUCESSO

Aproximadamente 5 mil pessoas passaram pela II Festa do Agricultor de Herval d´Oeste nos dois dias de evento (23/24). A festa organizada na comunidade de Serra Alta começou no sábado com exposição e comercialização de novilhas de raças leiteiras, produtos e equipamentos agrícolas, além de feira de produtos da agricultura familiar e artesanato, jantar festivo para convidados e expositores.

Já no domingo a festa iniciou logo cedo com a celebração da missa, depois abertura oficial da festa com a presença de diversas autoridades como o prefeito municipal Nelson Guindani, o vice-prefeito Adair Ceron, o secretário de agricultura Gilmar Dri e demais secretários, o presidente do legislativo Mauro Martini e vereadores, o presidente da Assembléia Legislativa Gelson Merísio, o secretário estadual de agricultura João Rodrigues e os deputados federais Jorginho Mello e Valdir Colatto.

O secretário Dri agradeceu o apoio de todos dando ênfase ao trabalho de cada integrante da pasta da agricultura e também da secretaria de obras. "Trabalhamos um bom período para que tudo saísse a contento e acredito que valeu muito a pena. Na quinta-feira anterior quando notamos a forte chuva quase desistimos, mas felizmente o sol abriu e conseguimos finalizar a montagem de toda a estrutura", destacou ele lembrando o grande aumento de arrecadação obtido pelo setor em menos de um ano através da campanha que visa à emissão de nota fiscal. Para Guindani a festa se consolida agora como
uma tradição. "Esse é o segundo ano que realizamos um evento focando o nosso agricultor. Aumentamos a nossa estrutura, ampliamos as ações e atingimos os nossos objetivos que era o de prestar uma homenagem aos nossos produtores e também fazer uma integração entre todos os hervalenses", destacou ele.

O secretário de estado da agricultura João Rodrigues e o presidente da Assembléia Legislativa Gelson Merísio circularam pela feira agrícola. Prestigiaram os agricultores com destaque para o estande da Associação dos Produtores de Alfafa de Herval d´Oeste e também para a feira de produtos artesanais e coloniais. Rodrigues adquiriu produtos da feira e ressaltou que será um grande apoiador do projeto que leva Herval d´Oeste a ostentar o título de capital da alfafa. Solicitou ao prefeito Guindani material de divulgação sobre os benefícios do produto e anunciou R$ 120 mil para o município – valor destinado a recuperação das estradas do interior. "Estou orgulhoso de estar em Herval d´Oeste. No dia 28 estaremos anunciando o Plano Safra na Assembléia Legislativa. Vamos liberar R$ 100 milhões que são
recursos oriundos de programas nacionais, PRONAF Alimentos que tem juros cobrados pelo governo federal. É esse juro que vamos estar amortizando. Os produtores poderão aderir ao plano com investimentos de até R$ 40 mil – sem pagar juros. Quero que os hervalenses possam contar comigo e com meu trabalho. Quero deixar claro aqui que Herval d´Oeste será contemplada", garantiu.

Já o deputado federal Valdir Colatto disse que é preciso incentivar ainda mais o agricultor e assim evitar a evasão rural. "Se tem alimento na mesa é porque alguém produziu. Já liberei uma verba para o município através do vereador Luiz Antônio Fidélis (Feio) no valor de R$ 150 mil que possibilitaram a compra de dois tratores pela administração municipal de Herval d' Oeste e estou liberando outra emenda", anunciou.

Presente a festa o deputado federal Jorginho Mello disse que estava feliz de estar na sua terra natal e de poder compartilhar esse momento importante. Garantiu ainda mais apoio a comunidade e solicitou uma atenção do estado nas questões dos agricultores no que tange a FATMA. "Estou mais uma vez prestigiando a minha terra e é sempre muito bom estar aqui", ressaltou.

Após os pronunciamentos foi prestada homenagem aos agricultores locais com entrega de placas comemorativas, visitação a feira que contou com aproximadamente 30 expositores – locais e regionais – desde caminhões, carros, equipamentos agrícolas até produtos coloniais, almoço festivo e  matinê.

2012 – Para o próximo ano a expectativa é de uma festa ainda maior. A informação é do prefeito Guindani que destacou "a festa se tornou uma tradição e teve um grande crescimento do ano passado para agora. Como foi um sucesso acredito que a procura por estandes e participação só tende aumentar. Já tivemos a participação do nosso comércio local e regional e isso nos empolga a fazer algo ainda melhor em 2012", ressaltou ele. Quanto à próxima comunidade que sediaria a festa o secretário de agricultura Gilmar Dri disse que essa é uma questão a ser pensada agora. "Notamos um grande número de pessoas da cidade e de municípios vizinhos como Luzerna e Joaçaba e isso tudo precisa ser analisado, assim como espaço e estacionamento".