Profissionais da Educação comemoram o Dia do Professor

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte juntamente com as Associações de Pais e Professores de cada Unidade Escolar da rede municipal de ensino e a Pastoral da Educação organizaram uma festa em comemoração ao Dia do Professor, estendendo as congratulações a todos os profissionais que de alguma forma contribuem com o processo educacional no cotidiano escolar: professores, orientadores, supervisores, estagiários, motoristas, serventes, merendeiras, agentes de serviços gerais, bibliotecárias, secretárias escolares, gerentes e diretores que compõem o quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação de Herval d’Oeste.

Cerca de 350 profissionais de dez escolas municipais participaram do evento ocorrido na noite da quarta-feira (15) no Pavilhão da Igreja Senhor Bom Jesus. A noite teve recheados de reconhecimento, homenagens, alegria e afetividade. Uma palestra de reflexão foi ministrada pela cantora gospel Jaci Kelly.

O prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, seu vice, Ricardo Nodari, vereadores e secretários municipais também prestigiaram o evento. As unidades escolares realizaram homenagens aos professores através de vídeo. E demonstrando o reconhecimento e gratidão pela dedicação e comprometimento no exercício da profissão, cada professor foi presenteado. E ao final do evento puderam saborear um delicioso café colonial.

“Estes profissionais que fazem do magistério uma prática por excelência, unindo o dom de ensinar com a arte de transformar vidas, merecem muito mais do que promovemos nesta noite. Ser professor, é ter nas mãos o mundo de amanhã, é acalentar sonhos e mostrar o caminho para vida”, salientou a secretária de Educação de Herval d’ Oeste, Lourdes Ferreira Brandão.

“Estes profissionais têm comprometimento com a melhoria da qualidade do ensino do município. Herval d’ Oeste melhorou seu desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alcançou 5,9 no IDEB, superando a projeção do Ministério da Educação (MEC). Em dois anos o município teve elevação de seis décimos nos anos iniciais da rede municipal. A meta alcançada era estipulada pelo MEC apenas para 2019”, conclui a secretária.

A secretária elencou os avanços alcançados pela educação em Herval d’ Oeste na atual gestão, como a reformulação da proposta pedagógica trabalhada nas escolas e o investimento na formação e carreira dos profissionais da educação. Outro benefício citado por Lourdes é as horas/atividades, que assegura ao professor municipal o direito de empregar um terço da carga horária de trabalho em atividades fora das salas de aula, o que garante aos profissionais a tranquilidade necessária para planejar o dia a dia em classe e participar de reuniões e cursos qualificatórios.

Para o prefeito Nelson Guindani, o professor é instrumento de grande importância para a formação educacional e profissional de crianças e jovens. “O professor é o responsável por levar o conhecimento do mundo e da vida de forma qualificada, através de metodologias de ensino e bases científicas. É uma profissão linda que nos orgulha pelo seu compromisso, dedicação, amor e acima de tudo o respeito que precisamos ter a esse profissional que ajuda a formar os cidadãos do nosso município”, enfatizou, salientando que o município é um dos municípios da região da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) que melhor remunera seus professores, acima do piso nacional.

PAULA PATUSSI

Foto: Divulgação/Angelo Junior Radavelli