Curso da Anvisa capacita merendeiras de escolas municipais em Herval d’ Oeste

As merendeiras das escolas municipais de Herval d'Oeste participaram nesta terça-feira, (21) de uma capacitação online, oferecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com carga horária de 12 horas. A realização de cursos de Manipuladores de Alimentos é uma exigência do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que abrange os procedimentos a serem adotados, para assegurar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados.

O curso teve oito módulos e está disponibilizado de forma gratuita pela Anvisa, com o objetivo de capacitar, apoiar e auxiliar os manipuladores de alimentos a aperfeiçoarem o controle sobre requisitos na categorização dos alimentos, reduzindo assim as doenças associados ao consumo. “Com uma linguagem prática e acessível, o curso é composto por oito módulos de aulas explicativas e vídeos, com questões ao final de cada módulo; abordando requisitos básicos das boas práticas de manipulação de alimentos, proporcionando maior confiança no preparo da merenda de forma mais segura”, explicou a nutricionista do município, Vanessa Porto Clos responsável pela merenda escolar. “Para manipular os alimentos e preparar as refeições para os alunos, é preciso ter responsabilidade e conhecimento, por isso é que oferecemos mais esta capacitação”.

As profissionais recebem capacitação contínua com treinamentos coordenados pela nutricionista que atua nas escolas e creches do município. As participantes receberão certificados pela conclusão de todos os módulos do curso da Anvisa.

“A merenda de boa qualidade e feita com carinho é tão importante quanto a sala de aula, o livro didático e o plano pedagógico da escola. Além disso, o refeitório também é um espaço de formação e relacionamento, por isso nós vamos continuar investindo em qualificação do trabalho, dando a atenção e o respeito que os profissionais merecem”, concluiu Lourdes Brandão, secretária de Educação de Herval d’ Oeste.

PAULA PATUSSI