Obras de recapeamento em ruas serão retomadas em janeiro

Desde o mês de novembro, o município de Herval d'Oeste, está promovendo a pavimentação de 23 ruas localizadas em bairros do município. Os investimentos acontecem por investimento do Governo do Estado, por meio Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). E contemplam as vias que receberam o sistema de esgotamento sanitário e por esse motivo foram danificadas.

O investimento total é superior a R$ 1, 800 milhão divididos em dois lotes. As empresas vencedoras das licitações foram a Viga Pavimentação e Obra Ltda, de Joaçaba, vencedora dos Lotes 2 e 3 e a Setep Construções S.A de Criciúma, vencedora do Lote 1.

Nesta semana as obras de recapeamento chegaram ao bairro São Vicente, contemplando as ruas Santos Dumont – na Volta do Maurício, 5 de Maio e Minas Gerais. Os trabalhos foram paralisados e serão retomados por ambas empresas no dia 10 de janeiro.

O engenheiro da Prefeitura de Herval d’ Oeste, Cleimar Piovesan faz questão de enfatizar que o asfalto utilizado pelas empresas é de excelente qualidade. “Recebemos reclamações de moradores quanto a mudança do aspecto do pavimento, que derretia em certos pontos. A mudança de temperatura por um certo tempo após a colocação é comum, pois o pavimento é um derivado de petróleo e pode demorar vários dias até compactar, devido também as altas temperaturas”, disse.  “Poderíamos interditar ruas, mas essa ação geraria muito transtorno, portanto pedimos aos moradores que não façam manobras bruscas nas ruas, pois gera dano ao pavimento e dificulta o concerto”.

Cleimar adianta que uma análise da qualidade do asfalto será feita após a conclusão das obras. “No final das obras está previsto até por força de contato uma análise em laboratório, de corpo de prova para atestar a qualidade do pavimento utilizado”, explica. “São recursos do Governo do Estado, fiscalizados por diversos órgãos, além do município justamente para atestar a qualidade exigida pela norma”.

O engenheiro destaca que os trabalhos são rápidos e em cerca de 20 dias a empresa Viga já pavimentou praticamente todo o Lote 2, que totalizam sete ruas no do bairro Jardim José Rupp e da qual é responsável. Em janeiro os trabalhos contemplam as ruas centrais.

A previsão da empresa Viga é iniciar o recapeamento da Rua Carlos Gomes, incluída no Lote 3 nos próximos dias. A empresa joaçabense recapeará ao todo 12 ruas.

Já a empresa Setep Construções S.A de Criciúma é responsável pelo Lote 1, que compreende 11 ruas nos bairros Vila Rica e São Vicente.

Conforme o setor de Planejamento da Prefeitura de Herval d’ Oeste, o cronograma de obras deve ser concluído até o fim do mês de janeiro, restando apenas a sinalização vertical e horizontal.

O prefeito Nelson Guindani esteve vistoriando as obras nesta semana enfatizando que as obras vão melhorar a trafegabilidade, oferecer mais segurança aos motoristas e pedestres.  “Gosto e faço questão de acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na cidade. Há pouco demos início aos recapeamentos, serviço que, sem dúvida, irá melhorar as vias de acesso e, consequentemente, o tráfego dos transeuntes, contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida do cidadão hervalense”, disse. “Os investimentos na infraestrutura, nunca vistos antes, demonstram o compromisso da gestão em construir uma cidade melhor. São valores captados a Fundo Perdido, através do Governo do Estado e acontece em ruas que já foram contempladas com o saneamento básico. Não é financiamento, possui baixa contrapartida do município e as benfeitorias não serão cobradas dos confrontantes”, concluiu o prefeito Nelson Guindani.

O pacote de obra beneficia mais 34 mil metros quadrados das 23 ruas em Herval d’ Oeste.

Paula Patussi/ASCOM – Prefeitura de Herval d' Oeste