Administração cria página no Facebook para divulgar ações e incentivar participação popular

O ingresso do poder público municipal com uma “fanpage” no Facebook aconteceu neste primeiro dia útil de 2015, segunda-feira (05). E marca uma nova fase do executivo hervalense com a proposta de maximizar a interação com a comunidade e dar maior amplitude as ações de forma transparente. Os internautas que já tem uma grande participação na rede social, em “fanpages” e grupos direcionados a discussões. E contam agora com canal direto com o governo municipal.

O gerenciamento da página é feito pela assessoria de comunicação, em parceria com os setores e secretarias competentes e tendo ainda como administrador um funcionário público efetivo, designado pelo prefeito Nelson Guindani. O ingresso do Governo Municipal no Facebook começou a ser debatido em setembro de 2013.  “Através desta página a população ficará por dentro das principais ações e realizações do poder público. A democracia é reforçada por meio da participação, e as redes sociais têm esse papel. A administração precisa estar sintonizada com o potencial dos recursos digitais”, afirmou o prefeito.

“A participação popular é fundamental para que a administração realize as ações a contento e, com a transparência e moralidade que preza. A população é a fiscal e pode ajudar muito. Esse é o canal que dá voz ao povo”, disse a assessora de comunicação, Paula Patussi.

A página compartilhará informações de utilidade pública; ações desenvolvidas no município por diversas entidades, campanhas e outros temas presentes no cotidiano dos hervalenses.

Além da política existente na rede social, o executivo segue uma política de moderação para atender aos internautas, para que deixam seus comentários ou dúvidas na página. Conteúdos abusivos, spam ou qualquer outro que violem qualquer lei, norma ou regulamento serão removidos e bloqueados.

O Facebook é uma rede social criada por um grupo de estudantes da Universidade de Harvard, no Estado de Massachusetts (EUA), que começou a funcionar no dia 4 de fevereiro de 2004. Oito anos depois, atingiu a marca de um bilhão de usuários em todo o mundo. A página “Prefeitura de Herval d’ Oeste” já pode ser curtida na rede social: https://www.facebook.com/PrefeituraHO