Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No último dia 18 o CAPS Vida Ativa de Herval d’Oeste comemorou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com um evento no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Entre usuários, familiares, profissionais e Associação Amigos do CAPS, estavam presentes aproximadamente 70 pessoas.

Na ocasião, foi exibido o documentário Vozes da Voz (produzido pelo grupo de cinema e jornalismo independente de São Paulo Vozes da Voz). O filme aborda os olhares e tratamentos da saúde mental no país e, principalmente, em São Paulo. O vídeo traz um resgate histórico das instituições psiquiátricas, dando ênfase às formas de tratamento atuais, sem confinamento,  tendo como maior referência os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Após a exibição do documentário, a Assistente Social Roseli Rolin foi convidada para uma explanação de como se dava o atendimento em saúde mental no município, logo quando iniciou o movimento da Reforma Psiquiátrica.  Após, foram montados grupos de discussão e aberto um debate, onde foi possível levantar os avanços ocorridos a nível regional, o que ainda precisa ser evoluído e qual o papel de cada um para que ocorra a efetivação da Reforma Psiquiátrica.

O evento também contou com o lançamento do Jornal “ExpressaMente” produzido por usuários do CAPS  e conduzido pela Terapeuta  Ocupacional Aline C. Wudarski da Rosa. Ao final, todos prestigiaram a apresentação musical com o Sr. João Maria Ribeiro Ramos, usuário do CAPS de Água Doce.