Uma nova dinâmica para a Saúde em Herval D’ Oeste

Levar uma saúde de qualidade para a população contando com a participação efetiva dos funcionários e colaboradores. Este é o pensamento do secretário de Saúde de Herval D’ Oeste, vice-prefeito Adair Ceron. Ao assumir a pasta a primeira atitude do secretário foi promover encontros com todos os funcionários, sem descriminar nenhum setor. Esta iniciativa contou com a participação da diretora de Programas da Secretaria de Saúde Mariza Langer.

As reuniões com os funcionários tiverem por objetivo fazer um grande diagnóstico da “saúde” da Secretaria. “Todos foram ouvidos sobre o que pensam do atendimento prestado a população, das dificuldades de cada setor e também das suas próprias dificuldades no dia-a-dia, o que percebemos é que a grande maioria não se sentia valorizada como profissional, muitos tinham idéias e projetos para solucionar os problemas, mas que não eram aproveitados”.

Outra iniciativa do novo secretário é promover a Educação Continuada com todos os profissionais da Secretaria. Um dos primeiros públicos alvos são os técnicos em enfermagem, equipe formada por 25 profissionais. A cada quinze dias é promovido um encontro, onde na oportunidade eles apresentam uma planilha com as necessidades de seu setor. O curso é ministrado por um funcionário com formação superior que integra a equipe da Secretaria. Este mesmo trabalho será desenvolvido com todos os grupos de profissionais, utilizando para o repasse de informações profissionais do próprio quadro da Secretaria, o que não vai gerar custos para o município. “Nossa intenção é que cada profissional fale sobre a sua especialidade, multiplicando conhecimento e promovendo um forte intercâmbio”.

O objetivo conforme Marisa é criar uma única linha de trabalho, fazer com que todos caminhem na mesma direção. “Com isso estaremos melhorando os serviços prestados a população, mas também fortalecendo as classes profissionais”. Cada grupo terá um coordenador que apresentará os resultados dos trabalhos e as reivindicações de cada setor. Conforme Ceron, a grande meta da atual administração é melhorar o atendimento na Saúde num todo, desde a recepção do paciente, o atendimento médico, enfim promover uma nova era neste setor tão importante e para isso conta com o apoio dos funcionários e também de todo corpo clínico. “O que pudemos perceber é que todos os profissionais sentem necessidade de estar atualizados e é nossa pretensão promover encontros com palestrantes que serão definidos pelos nossos funcionários”.

A Secretaria de Saúde de Herval D’ Oeste conta com 147 funcionários, incluindo o corpo clínico. São seis clínicos gerais, um urologista, uma dermatologista, um cardiologista, um psiquiatra, um pediatra e um ginecologista. Serão realizados testes seletivos para a contratação de mais um pediatra e de mais um ginecologista. São profissionais que atuam na Unidade Central, nos seis Programas de Saúde da Família (PSFs) localizados na área central e nos bairros Santo Antonio, São Jorge, Nossa Senhora de Fátima, Vila Rica, Nossa Senhora Aparecida, e nas unidades básicas da Estação Luzerna e Sede Belém. Um projeto da administração municipal prevê a construção de mais um PSF no interior do município. Onde há falta de médicos já foi feita a chamada de mais profissionais.

Projetos

Segundo Ceron dois projetos voltados para a Saúde já foram encaminhadas pelo município através do deputado federal Claudio Vignati (PT). Um deles para a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), que hoje funciona em uma instalação alugada. Para melhorar os serviços do CAPs o município também vai contratar um profissional para ministrar oficina de música para os pacientes que são vítimas de todos os tipos de transtornos mentais, uma terapia diferente para promover o bem estar do paciente, a exemplo da oficina de atividade física já implantada.

O segundo projeto prevê a compra de equipamentos para a Saúde e de um veículo para transporte de pacientes. Através da senadora Ideli Salvatti (PT) o município reivindicou R$ 100 mil para obras de infra-estrutura e saneamento básico. Já foi encaminhado para licitação projeto que contempla a construção de um ginásio de esportes para atender as comunidades do Loteamento Laske e da Estação Luzerna. “Esporte também é Saúde e queremos que a nossa população saiba que a nossa administração está trabalhando fortemente para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população”. Outro serviço que deverá ser implantado pela Secretaria de Saúde é o tratamento através da acupuntura. Outra prática que vai ser adotada em conjunto com a Secretaria de Educação é um projeto que será desenvolvido nas escolas focando a prevenção de violências, seja física, psicológica, ou negligência. Este trabalho vai ser feito pelo Núcleo de Violência, um dos sete implantados em Santa Catarina.