Municípios Instalam Centro de Triagem do COVID-19

No final da tarde desta quarta-feira, 18, prefeitos e representantes dos municípios, secretários e profissionais da saúde se reuniram no Salão de Atos do HUST para acertar os detalhes sobre o funcionamento do Centro de Triagem do Covid 19.O local atenderá pessoas de Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna e Lacerdópolis será instalado a partir das 7h desta quinta-feira, 19, na AABB , na Rua Roberto Trompowski, centro de Joaçaba, contando com uma equipe de profissionais composta por médico, enfermeira e outros profissionais de saúde que auxiliarão na triagem e atendimento dos pacientes, funcionando 24 horas por dia pelo próximos 30 dias. Haverá ainda ambulância a disposição para o caso de possíveis transferências.

Além do atendimento presencial será possível fazer contato com o centro por meio do telefone: 9-8858-7435 pelo qual serão repassadas informações entre os municípios e para a população. Destaca-se que no local não são feitos testes para o vírus, pois não existe nenhum tipo de teste rápido para tal. Dessa forma, os profissionais fazem a triagem, avaliam os sintomas e diante de suspeitas fazem a comunicação para o Lacem que é o órgão responsável por coletar exames e fazer o diagnóstico do Covid 19.

— Com a implantação do centro de triagem, centralizamos os atendimentos da população com sintomas gripais. Dessa forma orientamos que as pessoas não procurarem atendimento nas unidades básicas de saúde, Unidade de pronto atendimento (UPA) ou no hospital — afirmou a secretária de Saúde de Herval d’ Oeste, Marisa Langer.

De acordo com o Diretor do HUST Professor Alciomar Marin, o Hospital está com sua estrutura preparada, mas, precisa priorizar casos graves e por isso a necessidade da população seguir risca a recomendação de procurar o Centro de Triagem para a avaliação inicial.

— O HUST está preparado para receber os pacientes que por ventura precisem de atendimento. Temos uma área totalmente isolada, como se fosse um novo hospital dentro do próprio hospital e equipes organizadas e preparadas como preconiza o Ministério da Saúde — afirmou Alciomar.

— A procura de pessoas com sintomas gripais tem se mantido constante e aumentando muito aqui no hospital, por isso, reforçamos o alerta para que vão ao centro de triagem e deixem quem realmente precisa ser encaminhado para cá. Estamos com a estrutura pronta, preparamos leitos com respiradores e multiparâmetros para aqueles que chegarem em condição mais graves — explicou o diretor técnico do HUST, Dr, Roger Polo.

*Outras estratégias*
O secretário de Saúde de Joaçaba, Valmor Reisdorfer afirmou que Joaçaba também vai adotar a estratégia de manter, a partir de sexta-feira 20, uma central única funcionando das 7 às 19h e o telefone 3521-1555 a disposição da população para passar orientações e direcionamento para o centro de triagem.

O prefeito de Luzerna ressaltou que a população de lá pode fazer contato com o telefone 3551-4721 e 3551-4780 na Unidade São Francisco para que após as orientações de lá sejam encaminhados ao centro de triagem e posteriormente ao hospital, se necessário.

Em Herval d’ Oeste foi disponibilizado o telefone 3554-8255 para que a população possa buscar informações e tenham a orientação de como proceder em caso de sintomas ou dúvidas.

O Prefeito de Joaçaba reforçou o pedido para que a população obedeça as medidas implantadas pelos decretos do Governo do estado e Prefeitura são importantes para que a proliferação do vírus seja contida.

Fonte: Alessandra Barros