REDUÇÃO DO SEDENTARISMO

O sedentarismo representa um dos principais fatores de risco à saúde, causando  grande impacto na saúde publica, ocasionando o aparecimento de doenças degenerativas não transmissíveis como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outros.

 Desta forma, a Secretaria de Saúde de Herval d Oeste, por meio de diferentes grupos, vem trabalhando na redução do sedentarismo de seus munícipes,  aumentando cada vez mais o numero de praticantes de atividade física.

Vários grupos, com diferentes objetivos estão acontecendo diariamente na Sala de Atividade Física da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Santos Dumont – Centro.

As pessoas interessadas devem buscar informação junto a secretaria de saúde quanto aos horários.

Abaixo a relação dos grupos com  o descritivo e objetivos.

Objetivos e atividades de cada grupo

MAIS SAÚDE:

Para participantes cadastrados no programa de acompanhamento Mais Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Herval d´Oeste, enfoque no emagrecimento, com atividades aeróbicas e musculação. Agregando os conhecimentos teóricos obtidos nas reuniões e as aulas práticas, os participantes podem alterar o estilo de vida e atingir seus objetivos mais rapidamente.  

SAÚDE AGORA:

Para participantes da população em geral, que tenham interesse em participar de atividades físicas regulares, serão ministradas aulas diversas, abordando vários exercícios que estimulem o condicionamento físico e a manutenção da qualidade de vida. 

BEM-ESTAR:

Para participantes com idade igual ou superior a 60 anos ou pessoas pós cirurgias, AVC, IAM, pacientes com reumatismos e deficiências leves (com acompanhante), o enfoque é em atividades de coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, exercícios para a região abdominal e de períneo. A intenção deste grupo é prolongar a qualidade de vida do idoso, bem como, permitir que o mesmo conduza suas atividades da vida diária sem dores cotidianas. 

MEXA-SE:

Participante com doenças crônicas que necessitam de atividade física para manter a qualidade de vida, diabéticos e hipertensos cadastrados no programa Mexa-se, as atividades ministradas são alongamentos e fortalecimento muscular. 

CUIDAR DE QUEM CUIDA:

Grupo com funcionários da SMS, com intuito de cuidar de nossos trabalhadores e iniciar a idéia de AF entre funcionários.  

Fonte : Elisangela Schmidt

Coordenadora de Atenção Básica – SMS