Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove ações para a saúde do homem

 A Campanha do Novembro Azul divulgada pelo Ministério da Saúde durante todo o mês de novembro, tem o intuito de alertar aos homens sobre o Câncer de Próstata, mas no município a Secretaria de Saúde também realiza ação para alertar e prevenir outras doenças que causam maior morbimortalidade masculina como: hipertensão, diabete, obesidade, tabagismo, entre outros. Realizando ações de incentivo a alimentação saudável e exercício físico. 

Durante o mês de novembro o município disponibilizou atendimentos nos ESFs (Estratégia Saúde da Família) com os profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros, além de disponibilizar aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações para educação em saúde e material educativo. Além disso, disponibilizados exames que se fizerem necessário, após a avaliação médica.  

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Herval d'Oeste, Luciana Rapozo, disse que ações como essa tiveram como objetivo incentivar a classe masculina a cuidar da própria saúde. “Culturalmente, o homem cuida pouco da sua saúde, por isso estamos trabalhando para divulgar a importância do auto cuidado para reverter essa situação e modificar o modo de agir dos homens, fazendo com que eles busquem mais qualidade de vida”, explica. 

Conforme Luciana cada unidade trabalhou sua estratégia na ampliação do horário de funcionamento com a abertura das unidades nos sábados dias 08 e 22 de novembro. “O município possui oito ESFs, e cada uma foi responsável pela promoção das ações respeitando as demandas”, salientou a coordenadora, destacando que foram realizados cerca de 150 atendimentos durante todo o mês.  

Novembro Azul é uma campanha de conscientização, dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). 

Ao final da campanha, no dia 06 de dezembro, o município realizará uma gincana, com a participação dos ESFs dos bairros São Jorge, Vila Rica, Nossa Senhora de Fátima, Central, Estação Luzerna, do Interior, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antonio. O evento acontece na Praça Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Rede Ferroviária) com início das 8h. “O fechamento da campanha termina com um evento envolvendo todos os bairros do município. Com a gincana intitulada de DIA H (Homem). Com dinâmicas e temas transversais para orientação e prevenção das doenças mais prevalentes nos homens”, explica Luciana, salientando que os homens interessados em participar devem realizar as inscrições no ESF do seu bairro. 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A estimativa de novos casos ultrapassa os 68 mil para este ano. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens. O número de mortes pelo câncer de próstata deve ultrapassar os 13 mil. 

Recomenda-se que o processo de triagem seja iniciado acima dos 50 anos. Porém, aqueles que têm um histórico familiar em parentes de 1º grau, devem procurar um pouco mais cedo, após os 40 anos.  

PAULA PATUSSI – Assessoria de Imprensa