II Edição das Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

“A Campanha decoração  Rosa do comércio faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo”. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O nome remete à cor do laço que simboliza essa luta, e tem como slogan “Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco”.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Estamos buscando contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Após o Outubro Rosa, mais um importante passo inicia pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença. Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele não melanoma. Conforme o Ministério da Saúde são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

A iluminação/decoração rosa durante o mês voltado à prevenção feminina segue no Novembro Azul, apenas com a mudança na cor.

“Precisamos transformar esse panorama, é importante investir cada vez mais em ações de controle e prevenção da doença, além de campanhas de informações sobre o problema”. Para que isto aconteça, é importante a realização de campanhas com o envolvimento de toda a sociedade e esta proposição vem somar esforços para uma vida saudável a homens e mulheres.

Para que essas campanhas que atinjam o maior número possível de pessoas viemos por meio deste solicitar a sua colaboração no sentido de estimular o setor comercial participar iluminando, decorando seus espaços, usando a cor rosa em outubro bem como o azul em novembro e também divulgando o convite para os eventos que acontecerão nesse período. Posteriormente estaremos divulgando a programação do Novembro Azul .

OUTUBRO ROSA

O movimento Outubro Rosa, surgiu como forma de incentivar a mulher a realizar exames preventivos e mamografia tendo como foco principal o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.O município de Herval D´oeste não fica de fora desta luta, através da Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Central e Conselho Municipal de Saúde realiza o II Outubro Rosa, tendo como programação:

Data/Horário Local Palestrante Tema
03/10/2013 19h30min Auditório da Saúde Clarinda da Luz DurigonTerapeuta holística Reposição hormonal, doenças degenerativas e emagrecimento natural.
23/10/2013 19h00min Auditório da Saúde Wellington AlessiMédico ginecologista Câncer de Mama, mamografia e exame preventivo de câncer de colo uterino.
23/10/2013 19h00min Auditório da Saúde Andréia PaludoPsicóloga -Autoestima;-Família

Convidamos você e sua família a participarem de nossas atividades educativas e realizamos um especial convite a todas as mulheres para que realizem a coleta de seu exame preventivo no sábado dia 19/10/2013 das 08h00min as 17h00min horas no Posto do Centro. Não deixe para depois: Mulher que se ama é mulher que se cuida!