Vice-prefeito participa de solenidade no 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros

Em comemoração alusiva aos 88 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ocorrido no dia 26 de setembro, o 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba promoveu a entrega de viaturas, equipamentos e medalhas de mérito e tempo de serviço.

A solenidade aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (02) na sede do batalhão e reuniu autoridades locais. Entre elas: o ex-presidente da Federação Catarinense de Bombeiros Comunitários, Rudy José Nodari, o vice-prefeito de Herval d’ Oeste, Ricardo Nodari, e o vice-prefeito de Luzerna, Juliano Scheneider, o Presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba, Francisco Moreira Lopes, o comandante da 10ª Região de Polícia Militar, Turíbio Skonieczny além dos majores da PM Lucimar Savaris e Jorge Luiz Haack.

Com mais de 60 dias desde a ativação do Batalhão, o Corpo de Bombeiros teve mais investimentos em equipamentos e viaturas. Foram adquiridos uma Pick Up Ford Ranger zero km 4×4 para o batalhão, para atendimentos as ocorrências de resgate. Além de um veículo Doblô para realização de vistorias em Concórdia, e um barco inflável de 5 metros, cm motor de popa de 90HP e quadrículo para atender ocorrências aquáticas em toda a região de abrangência do 11º Batalhão de Bombeiros Militar. Os veículos e a embarcação foram adquiridos através do Funrebom (Fundo Reequipamento do Corpo de Bombeiro) e totalizaram aproximadamente R$ 250 mil. Houve a entrega simbólica das chaves das viaturas para seus respectivos motoristas.

Também foram entregues na solenidade 31 equipementos de proteção individual, compostos por capacete, jaqueta, calça, luvas e botas. “São materiais que visam a segurança do bombeiro contra altas temperaturas e ferimentos diversos”, destacou o Tenente Coronel Luiz Carlos Balsan, ressaltando que a corporação se prepara para atuar nas ações da operação veraneio. Foram repassados ainda 18 cojuntos de proteção respiratória, utiizados no adentramento em ambientes contaminados por fumaça e gases tóxicos que serão distribuídos para todos os oito quartéis que compoem o batalhão: Joaçaba, Herval d´Oeste, Capinzal, Catanduvas, Água Doce, Piratuba e Concórdia. E tem uma circunscrição total de 22 municípios.

A solenidade foi marcada ainda com homenagens aos bombeiros, foram agraciados com medalha de Mérito Bombeiro Militar:

– 3º Sargento BM Cristian Aurélio;

3º Sargento BM Salmo Ramos Filho;

Soldado BM Augusto de Deus e Silva Neto;

Soldado BM Pedro Benato Morosini.

A medalha é entregue a fim de premiar o bombeiro da ativa que tenha realizado ato de bravura ou prestado relevante serviço na atividade ou meio em suas funções do Corpo de Bombeiros.

Outros bombeiros receberam a medalha de Mérito por Tempo de Serviço:

– 2º Tenente BM Jacson Luiz de Souza;

– Cabo BM Paulo Roberto Pereira da Silva;

– Cabo BM Leocir José Parizotto;

– Cabo BM Emerson Luiz Dri;

– Cabo BM Adair Flâmia.

Balsan destacou o reconhecimento que a instituição presta aos profissionais que se sobressaem em suas atividades. “É uma conquista, fruto do trabalho individual”, salientou.

"É um investimento importante a corporação que já atende muito bem a região. Também a homenagem com medalhas, valoriza o belo trabalho de competência, responsabilidade e dedicação desses homens, que no dia a dia desenvolvem ações e prestam atendimentos a nossa população", destacou o vice-prefeito de Herval d’ Oeste, Ricardo Nodari.

Efetivo

Atualmente 156 bombeiros estão em formação no estado e em dezembro concluirão o curso de formação. Segundo Balsan, o 11º Batalhão deve ser contemplado como os outros 12 batalhões do estado.

Hoje atuam na região, 86 bombeiros militares, responsáveis pelas ações de resgate e salvamento de uma população de aproximadamente 300 mil pessoas em 22 municípios.

Paula Patussi/ASCOM