Assinada ordem de serviço para mais uma etapa do Saneamento Básico

Com a presença do Superintendente Estadual da FUNASA, Adenor Piovesan, Vereadores, Secretários, Vice Prefeito, Prefeito Municipal e demais convidados, foi assinada no final da tarde de hoje (02/09) no Gabinete do Executivo Municipal, a ordem de serviço para a execução de mais uma etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário no município.

Esta obra contemplará mais 5.236 metros de rede coletora, 91 ligações domiciliares com caixas de inspeção, contemplando as seguintes ruas :

Leoberto Leal até Serra Alta; Santa Catarina até Serra Alta; Laurentino Fiorentin; Beco Esperança; Travessa Mondai; Itororó(entre a elevatória e ETE) Santos Dumont (entre Cemitério e Felix Zanela), 31 de Março(parte da rua) Carlos Chagas(fundos da Delegacia)

O valor total desta etapa será de R$ 1.604.397,07 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal, através do Ministério da Saúde – FUNASA, os quais foram reprogramados uma vez que na primeira etapa foram executadas todas as metas, com uma economicidade de 20%.

A execução da obra ficará a cargo da empresa Andrade Construções Ltda. que terá 240 dias para conclusão dos trabalhos.

Segundo Adenor Piovesan, a FUNASA tem trabalhado para garantir que todos os municípios estejam habilitados a receber os Recursos Federais e destacou que no período que está à Frente da Superintendência já foram alocados mais de 20 milhoes de reais em Saneamento Básico no Meio-Oeste do Estado.

Essa ordem de serviço assinada hoje foi devido a reprogramação dos valores, atendendo um pedido da administração municipal, a qual solicitou a ampliação das metas , uma vez que na primeira etapa todo o projeto foi cumprido e como os recursos não foram todos utilizados, a norma é sempre que um Convênio é encerrado efetuar-se a devolução dos recursos não utilizados, trabalhamos juntamente com a equipe da Prefeitura , SIMAE , para que isso não ocorresse e hoje podemos contemplar Herval d’Oeste com mais de 5.000 metros de rede. Destacou.

O Prefeito Nelson Guindani enalteceu o trabalho da FUNASA, em especial do Superintente Adenor Piovesan, em disponibilizar recursos para os municípios. Destacou ainda que com essa nova etapa Herval d’Oeste terá a cobertura de aproximadamente 80 % em Sanamento básico, colocando o município em destaque .

“Os Ministérios da Saúde e das Cidades preconizam que 85% da rede coletora na área urbana é considerado universalização do esgotamento sanitário