Coral Italiano encanta hervalenses

Cantos, conversas gestuais e muita alegria. Foi dessa maneira descontraída e tipicamente italiana que o Coro Cadore – da província de Belluno – Itália – foi recepcionado pelos hervalenses durante as duas apresentações que realizaram no município.

A primeira apresentação do coral formado por 30 homens e que foi fundado em 1954 aconteceu na segunda-feira, dia 23, em Sede Belém e emocionou a comunidade local. José Gemelli, 78 anos, nasceu e se criou por ali – bem próximo ao ginásio de esportes – onde foi realizado o espetáculo. Para ele, a oportunidade de assistir um evento como aquele o deixou não só feliz, mas também orgulhoso porque "foi algo diferente, inovador e que privilegiava uma classe muitas vezes esquecida. Estou agradecido e muito alegre. Essa apresentação aqui – um coral da Itália – lá da terra das nossas famílias é algo que nos deixa sem palavras", afirmou.

Já na noite de terça-feira, dia 24, a apresentação foi no pavilhão Senhor Bom Jesus – na área central do município. Aproximadamente 600 pessoas prestigiaram o coral regido pelo maestro Benedetto Fiori. Entre as canções Cadorina, Trittico Montanaro, Ave Maria e Belle Rose du Printemps. O coro – que já gravou três CDS – 1977, 1985, e um recentemente lançado – foi aplaudido em pé e a famosa expressão "bravo" foi a mais ouvida além da solicitação de "mais um" número.

Enquanto estiveram na cidade os cantores visitaram pontos turísticos da região como o Monumento Frei Bruno e o Teatro Alfredo Sigwalt em Joaçaba e o Seminário São João Batista de Luzerna. Foram recepcionados de forma calorosa pelo músico Fernando Spessatto (Nando) e pela mama Teresinha Spessato – integrantes da Associazione Bellunese di Herval d´Oeste – entidade que propiciou o contato com o grupo.

Entre as curiosidades o espanto em ter um contato tão próximo com autoridades da Igreja Católica como, por exemplo, o bispo Don Walmir Alberto Valle e o Padre Davi Lenor Ribeiro dos Santos. Com o padre Davi – ao violão – cantaram belas músicas do folclore italiano e conheceram um pouco do repertório gaúcho. Outra grande emoção sentiram ao visitar a escola de samba Aliança – atual campeã do carnaval de Joaçaba e Herval d´Oeste. No barracão da verde e branco vestiram algumas fantasias e ouviram um pouco do famoso "samba" – tocado pelos ritimistas da agremiação. Já no teatro Alfredo Sigwalt – ficaram encantados com a bela estrutura – e também com as canções tocadas ao piano pelo músico Nando Spessatto.

Para o barítono Giuseppe Calafiore o povo brasileiro é muito acolhedor – bem diferente, por exemplo, de outros povos como ucranianos, suíços e belgas. Segundo ele, o povo brasileiro possui uma alegria espontânea como dos italianos. Calafiore gostou tanto do Brasil que pretende retornar em 2010 – agora para exercer aqui a profissão que abraçou na Itália – professor de francês, espanhol e italiano.

Durante os dois dias que estiveram em Herval d´Oeste – o Coro Cadore – recebeu inúmeras homenagens tanto de entidades como Associazione Bellunese, Coliarte e Rotary Clube como da administração municipal. "Ficamos muito felizes em poder propiciar algo dessa virtude para a nossa comunidade. Vamos, com certeza, efetivar novos eventos como esse para que possamos oferecer sempre o melhor para os nossos munícipes", ressaltou o prefeito Nelson Guindani.

O Coro Cadore que já tinha se apresentado em Foz do Iguaçu (PR) – seguiu viagem na quarta-feira, dia 25, onde realizaria apresentações em Lages e, posteriormente, Criciúma e Florianópolis.