GRUPO DE BEM COM A VIDA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECEBE PRÊMIO NACIONAL

Foi apresentado durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde na 14ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizado em Brasília, no período de 12 a 15 julho de 2017, pelo servidor da secretaria municipal de saúde William César Gavasso o trabalho Grupo de Bem Com a Vida –  Experiência na Organização da Atenção Básica por uma Estratégia Coletiva. O presente trabalha discursa sobre a experiência obtida pelo grupo de mesmo nome desenhado pela Equipe do ESF do Interior com os munícipes das áreas rurais durante o período de três anos.

O grupo existe há cerca de 4 anos e foi criado, inicialmente, para acompanhamento de Diabéticos e Hipertensos residentes no interior. No ano de 2014 passou por uma reformulação e passou a focar ações de Promoção em Saúde e intervenções no Estilo de vida. Atualmente, conta com aproximadamente com 150 pessoas inscritas e realiza atividades mensais em quatro comunidades do interior. Seu enfoque é o cuidado no estilo de vida à pessoas portadores de morbidades crônicas e tem o objetivo de trabalhar a qualidade de vida dos freqüentadores, sem descuidar na atenção aos problemas crônicos já existentes. Os encontros contam com atividades coletivas, que vão desde educação em saúde até atividades culturais, e com atividades de avaliação individual realizada pelos profissionais médicos e de enfermagem do ESF Interior. Nesta conjuntura, o grupo busca preservar o caráter de promoção em saúde através de intervenções no estilo de vida das pessoas, trazendo consigo a estratégia preventiva aos seus participantes.

Os resultados de adesão e de eficácia no tratamento chamaram a atenção para o desenvolvimento de trabalhos científicos sobre os atendimentos, sendo desenvolvido três trabalhos acadêmicos e dois artigos científicos sobre o assunto.

O relato apresentado em Brasília contou como a prática profissional coletiva aplicada na atenção básica funciona como ferramenta para organização de demanda e na melhoria do estilo de vida das pessoas. Os autores da experiência foram os servidores enfermeiro William César Gavasso, médica Michele Aline Denbinski, a enfermeira Mileide Sofia Batista e a enfermeira Greici Kelly Holffelder (acadêmica de enfermagem na época de coleta de dados da experiência). A secretaria municipal de saúde Marisa Langer destacou que atividades que abrange a atenção preventiva possibilitam ao cidadão a preservação de autonomia e capacidades físicas, reduzindo assim o número de pessoas que adoecem. Destaca ainda que este enfoque não visa somente a necessidade das pessoas pelo serviço de saúde, mas principalmente uma melhor e mais duradoura qualidade de vida.

A experiência concorreu com mais 300 outros trabalhos do país inteiro, sendo premiada como a melhor experiência na área temática de Atenção Básica no Congresso. Em novembro a experiência será apresentada novamente em Joinville – SC na amostra estadual de experiências promovida pelo COSEMS-SC.

Tal reconhecimento demonstra como a Atenção Básica desempenha papel fundamental da melhoria de vida das pessoas, possibilitando muito mais do que a ampliação de acesso aos serviços de saúde mas também implicações sociais fundamentais a sociedade hervalense.