Cruzeiro do Morro da Cruz é revitalizado

“Herval d`Oeste a sua bela Cruz,  é grande fé que sempre nos conduz”

A Cruz foi restaurada em 2019 e voltou a iluminar o alto do morro no dia 23 de dezembro, durante as festividades do Natal. A iniciativa foi do Conselho Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. O projeto recebeu apoio da Polícia Militar Ambiental, que destinou R$ 17.500,00, recurso oriundo de infrações ambientais.

A secretária de Educação, Silvana Bula, contou que não há registro oficial sobre o Cruzeiro do Morro da Cruz, sendo necessário pesquisar sua origem junto aos moradores mais antigos do município. “O que pudemos apurar é que a cruz foi erguida em madeira na década de 70, e que na década seguinte ganhou a estrutura metálica, que nunca foi revitalizada e se deteriorou com o passar do tempo”, relatou. “Estamos felizes em poder estar devolvendo este símbolo de fé aos hervalenses”, acrescentou.

“Durante muito tempo este monumento, que possui uma história de praticamente 50 anos, ficou esquecido, mas agora tivemos a oportunidade de restaura-lo”, discursou o vice-prefeito Mauro Martini, ao agradecer os responsáveis. “Quero expressar meu agradecimento ao Conselho de Cultura, presidido pelo Luiz Fernando Spessatto, a Secretaria Municipal de Educação e a parceria da Polícia Militar Ambiental, que se engajaram no projeto”.

O momento contou com a presença do Padre Davi Lenor dos Santos, Pastor Wilian Hensen, autoridades municipais e comunidade.

Foi um momento marcante e histórico para o município.

Agradecemos imensamente a parceria da Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de planejamento, Secretaria Municipal de Obras e de todos os envolvidos nesse projeto.

Fonte : Secretaria de Educação/Caco da Rosa