Prefeito recebe turmas de alunos do pré-escolar CME Pequeno Príncipe

As turmas do Pré II e Pré III do Centro Municipal de Educação Pequeno Principe estiveram na prefeitura e aprenderam sobre o funcionamento do poder público.

Aproximadamente 70 alunos visitaram o gabinete do prefeito Nelson Guindani e demais salas durante esta quarta-feira (03). Os estudantes estão realizando atividades alusivas ao aniversário do município, que apesar de oficialmente comemorado em 30 de dezembro, possui acordo com o decreto de feriado juntamente com Joaçaba e Luzerna no dia 25 de agosto.

Duas turmas foram recebidas pela manhã pelo chefe do executivo e, duas a tarde. Apesar da pouca idade, os alunos demonstraram responsabilidade com a escola, uma das maiores do município com cerca de 130 alunos de pré-escolar a quinto ano.

Aos poucos, os estudantes venciam a timidez e a ansiedade de estar tão próximo do chefe do Executivo. Crianças entre quatro e seis anos, conheceram o trabalho que o prefeito desenvolve no município e fizeram algumas perguntas.

Vitor de Jesus de seis anos, questionou o prefeito sobre a dificuldade de administrar uma cidade. “Como o senhor faz”? Guindani destacou a equipe competente que tem. “Graças aos secretários, e o grupo de trabalho que tenho, consigo definir as ações e executá-las. Como é o caso das excelentes professoras que temos em nosso município, dando a oportunidade de atender os alunos hervalenses”.

O prefeito destacou que não é só de coisas boas que o prefeito vive, um bom administrador deve saber lidar com as dificuldades. “É preciso coragem para enfrentar qualquer problema, vocês são jovens, e ainda passarão por fases ruins e boas. O melhor ensinamento que posso passar é de levantar a cabeça e realizar todo trabalho com coragem”.

Os alunos fizeram várias perguntas sobre o desenvolvimento do município. E Guindani não hesitou, e fez uma pergunta. “Quem aqui quer ser prefeito? ” De forma quase unânime, os alunos levantaram as mãos, sem entender. O prefeito cedeu a cadeira, que foi disputada. “Ser prefeito é sentar nessa cadeira, e pensar em como deixar a cidade melhor, é entende as raízes dos problemas sociais e urbanos, ter noções da história do país e do estado. Buscar e ter apoio de secretários, deputados, governador e presidente. Não é só receber um salário por mês, é pensar a cidade que vocês sonham no futuro. O novo prefeito de Herval d’ Oeste daqui uns 15 anos, pode estar aqui”.

Guindani ficou entusiasmado com o contato com os estudantes e o interesse deles no funcionamento da Administração Municipal. O prefeito destacou que o gabinete sempre está aberto a comunidade. “A prefeitura é a casa da população e está sempre aberta.

Alunos também visitaram outros pontos do município como a Paróquia Senhor Bom Jesus, a biblioteca e a Câmara de Vereadores.

PAULA PATUSSI