Dirigentes do meio oeste discutem calendário e sistema esportivo de SC

Durante a manhã desta quinta-feira (02) dirigentes da região meio oeste discutiram, em Herval d’ Oeste o atual modelo do sistema esportivo de Santa Catarina. O encontro foi organizado pela Fesporte em conjunto com o Conselho Estadual de Esporte. Na pauta, além da descrição do sistema esportivo do Estado, os dirigentes deram propostas para melhorar a realização dos eventos da Fesporte.

Esses encontros são um objetivo do presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, desde que assumiu o comando da Fundação, em julho. E aproveitam as datas dos congressos técnicos das etapas regionais dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) para ir a todas as regiões do Estado. O roteiro começou no dia 30 por São Ludgero e nos três dias seguintes passou por Seara, Joaçaba/Herval d’ Oeste e termina em Pomerode nesta sexta-feira (03). A ideia é reunir o máximo de representantes de cada região aproveitando o fator da proximidade geográfica.

Este é o quarto ano consecutivo que os dirigentes se reúnem em uma das cidades co-irmãs, Joaçaba e Herval d’ Oeste. Nesta quinta-feira, o encontro em Herval d’ Oeste aconteceu às 9h na Sociedade Esportiva e Recreativa Perdigão (Serp) e contou com a presença de autoridades, entre os quais Marcelo Kowalski, presidente da Fesporte, Hercílio Paraguaçu, conselheiro do Conselho Estadual do Esporte e do prefeito anfitrião, Nelson Guindani, seu vice-prefeito Ricardo Nodari e o ex-prefeito de Herval d’ Oeste e o comendador do esporte de Santa Catarina, Rudy José Nodari. Além de vereadores dos municípios sede Herval d’ Oeste e Joaçaba e membros dos setores de esporte dos 35 munícipios que participam da etapa Centro Oeste.

Kowalski destacou que pretende, com os encontros, deixar um legado ao esporte catarinense por meio das sugestões dos dirigentes. “É importante ouvir os municípios para que possamos ter um diagnóstico das necessidades e o que precisa ser feito para o esporte de Santa Catarina”, destacou.

“Depois de 10 anos estamos ouvindo novamente os municípios. E isso é importante para saber qual o formato ideal que querem para nossas competições esportivas”, disse o dirigente.

O presidente da Fesporte ressaltou que Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna se mostram preparadas para sediar a 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em 2015. “Três reuniões foram realizadas e vejo que os municípios estão em sintonia. As praças esportivas mantidas e poucas adaptações precisarão ser feitas”, disse. “Deve ser definida nos próximos dias a Comissão Central Organizadora, com membros das três cidades para a partir daí as ações começam a ser desenvolvidas”. A última vez que as cidades sediaram a maior competição do esporte catarinense foi em 2006.

O objetivo também é a criação de um inventário da situação atual das estruturas esportivas municipais, o que vai facilitar um futuro trabalho de qualificação em todas as regiões. Todas as discussões e sugestões serão analisadas por uma equipe técnica da Fesporte para a viabilidade de serem colocadas em práticas nas ações esportivas da instituição.

“Considero um ato de democracia. Os dirigentes puderam dar suas sugestões e esperamos que sejam aplicadas para o desenvolvimento das modalidades”, concluiu o prefeito Nelson Guindani.

Paula Patussi/ASCOM