III Encontro pela Reativação da Ferrovia

Reunidos no segundo ato público em Herval d'Oeste/SC, no Anfiteatro da Igreja Senhor Bom Jesus, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários dos municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Ampla Norte), Comissão pela reativação da Ferrovia do Contestado, empresários, representantes do turismo, deputados estaduais e federais, Senadora da República, Ministério Público Federal, Judiciário Estadual e lideranças de entidades comunitárias, de classe e clubes de serviço manifestam seu apoio irrestrito à proposta de reativação da Ferrovia do Contestado, entre os municípios de Mafra/SC a Marcelino Ramos/RS, hoje sob a concessão da América Latina Logística (ALL), e a implantação da Ferrovia da Integração, de Itajaí a Dionísio Cerqueira, contemplada no PAC 2.

         A Ferrovia é um meio de transporte mais barato, seguro e ambientalmente sustentável. Além de sua importância econômica e de desenvolvimento, é extremamente necessária para as respostas que o mundo exige dos seres humanos para o combate ao aquecimento global e outros impactos ambientais.

         A luta pela implantação de novas Ferrovias e a reativação das Ferrovias já existentes é estratégica para o desenvolvimento de uma nação, integrando economicamente, socialmente e culturalmente estados, países e povos, além de otimizar o escoamento da nossa produção por meio dos portos catarinenses, integrar-nos com os estados vizinhos, potencializar nossas relações com os demais países do Mercosul e viabilizar as exportações para os países asiáticos por meio dos trilhos.

         Somamos nossos esforços ao grande momento de união política dos Estados do Sul com a criação da Ferrosul que irá otimizar a construção de novas Ferrovias e os investimentos do Governo Federal em retomar a construção da malha ferroviária brasileira são os exemplos mais evidentes de que é preciso reativar as ferrovias existentes.

Nesta que é uma luta de todos, esse é o caminho!