Projeto de reativação da Ferrovia para fins turístico é vetado por Vereadores em Herval d´Oeste.

Na sessão da câmara de vereadores de Herval d’Oeste do dia 15 de fevereiro, um projeto que tinha como objetivo reativar a linha férrea como opção de turismo no município foi vetado pelos vereadores. A votação aberta obteve três votos contra, três a favor e um nulo, tendo a decisão final de veto por parte do presidente Mauro Sérgio Martini.

O projeto definido como Consórcio de Turismo nos Trilhos do Contestado (CONTRILHOS), seria realizado entre os municípios de Caçador, Herval d’Oeste, Capinzal, Piratuba e Pinheiro Preto. O objetivo era promover a atividade turística na região do Contestado. Um orçamento de aproximadamente R$ 11 milhões do consórcio seria advindo através da União Federal, não tendo contrapartida do município.

Em Herval d’Oeste, os vereadores Júnior Arenhart (PP), Dirceu de Lima (PSB) e Olacir Cavalli (PSDB) votaram a favor. Já os vereadores Joner Miguelão (PMDB), Juarez Antônio de Souza (PMDB), Ari Parisenti (PMDB) votaram contra. O vereador Adelar Provenci (PSDB) se absteve e Luiz Antônio Fidelis (PMDB) esteve ausente.

Juarez (PMDB) justificou o veto do projeto usando como exemplo o município de Piratuba que oferece passeio de Maria Fumaça. “Você falar hoje em linha férrea, eu acho lamentavelmente, respeitando alguns pensamentos contrários, é um retrocesso. Piratuba tem hoje uma Maria Fumaça. É só ir lá e verificar que muitos poucos utilizam o transporte para turismo, não há retorno”.

O vereador ainda aponta o local como “opção mais próxima como via rodoviária ou há 20 ou 30 anos como trem bala de São Paulo à Argentina”. O vereador defende o transporte coletivo e de carga, desde que tenha uma estrutura adequada e que apesar de ser um investimento da União, não tendo contrapartida do município, é necessário um projeto mais amplo. O presidente da Câmara de Vereadores Mauro Martin foi procurado por nossa equipe, mas não esteve disponível para resposta.
Júnior Arenhart e Olacir Cavalli justificaram o voto favorável ao projeto. Arenhart explica que pelo projeto ser feito através de um consórcio, o município não teria gastos. Cavali afirma que é importante analisar outros problemas dentro de Herval d’Oeste, mas que neste caso, por ser fundo perdido, não haveria problemas em votar a favor.

Segundo o prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi, o passeio de Maria Fumaça oferecido no município é um dos mais lembrados do país, sendo o segundo com maior movimentação turística em território nacional. O prefeito afirma que apesar do projeto também não ter sido aprovado na câmara de vereadores de seu município, um contato posterior com os legisladores será efetuado até porque a votação somente solicita algumas alterações no projeto inicial como a sede do consórcio que hoje seria em Joaçaba – o que com certeza faria com que a aprovação ocorresse.

O prefeito de Herval d’Oeste, Nelson Guindani, se manifestou positivamente em relação à possível reativação da linha férrea. “Sabemos que a reativação total da rede é quase impossível, porém a CONTRILHOS foi criada para que tenhamos uma oportunidade mais concreta de buscarmos um patrimônio que é da União e que da maneira que está vem obstruindo o crescimento de algumas cidades. Esperamos que esse patrimônio, seja doado aos nossos municípios para podermos programar uma linha de trem turística/cultural ou talvez se for inviável a desativação total e assim ocupar o espaço para outras atividades. O projeto poderia ter sido aprovado pelos vereadores pelo fato de que não irá trazer nenhuma despesa para o município. O objetivo fundamental é que possamos ter o patrimônio para o município”.

Já o presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo, defende veementemente a reativação da linha férrea. O projeto que teve participação inicial da Rota da Amizade e, posteriormente foi repassada ao prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, é para ele de importância fundamental para o turismo e para a cultura regional. "É algo inédito que está acontecendo. O fato da reativação é de preservação da história e pode estar trazendo novo capital para a região. Em Piratuba, o passeio de Maria Fumaça é o segundo maior do país. Pode ocorrer um maior movimento ainda, desde que se tenha uma mobilização turística em torno disto”, disparou.

Fonte: http://www.jornalpauta.com.br/new.php?id_materia=11493

Foto:(Acervo Marckson Kielek)