Herval d’ Oeste sedia abertura da 42ª Oliejho

O maior evento de esporte escolar do estado, realizado em parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Joaçaba e Secretarias de Educação de Herval d’ Oeste e Luzerna por meio dos seus departamentos de esportes promoveram a abertura da 42ª Olimpíada Estudantil de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna (Oliejho), nesta terça-feira (30) no Ginásio Oscarzão. O cerimonial de abertura contempla o desfile das equipes, entrada do fogo simbólico e juramento.

A abertura do evento teve a participação de autoridades dos três municípios, secretários municipais, diretores de escolas, professores, alunos e familiares.

O fogo simbólico foi conduzido pelo aluno da Escola Municipal Estação Luzerna, Erick Tomachinshi Costa, atleta do Badminton, destaque em competições regionais e estaduais na categoria sub-13. E o acendimento da chama olímpica feita pelo aluno do Colégio Luterana Santíssima Trindade, Daniel Godoy, atleta do tênis de mesa e destaque nacional. Treinando atualmente com a Seleção Brasileira na categoria Mirim.

O juramento foi proferido pelo aluno do Centro Educacional Roberto Trompowsky, Felipe Vastres, atleta da modalidade de judô e destaque estadual e vice-campeão da Olesc.

O prefeito Nelson Guindani ressaltou a realização do evento no município. “É a muito importante para o fortalecimento e o congraçamento do desporto estudantil das três cidades. Com a participação e o envolvimento de todos, pois é um evento que beneficiar as cidades, as categorias de base e nossos alunos/atletas”, disse o prefeito declarando a 42ª edição da Oliejho aberta.

Houve a eleição da Rainha da 42ª OLIEJHO, com a participação de 13 alunas de escolas dos três municípios, com faixa etária de 13 a 16 anos. Elas foram analisadas por quatro jurados eleitos pela comissão organizadora da Oliejho, e que avaliaram os quesitos como simpatia e desenvoltura, além da torcida das escolas. A Rainha eleita foi Geniffer Geovana dos Santos de Oliveira, a representante da Escola de Educação Básica Celso Ramos de Joaçaba. A 1ª Princesa escolhida foi Patrícia Kerschbaumer Denti do Colégio Superativo, a 2ª Princesa Eduarda Foppa Pimentel, da Escola Municipal São Francisco e eleita a Miss Simpatia, Eduarda Scalabrin Martini, da Escola de Educação Básica Prof. Eugênio Marquetti.

As competições

As nove modalidades em disputa são divididas em cinco categorias (pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil) nos naipes masculino e feminino.

A competição que envolve mais de dois mil atletas com idades de oito a 18 anos que iniciaram no dia 26 de setembro e seguem até 23 de outubro e tem participação de cerca 30 escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino dos três municípios.

As disputas individuais no atletismo no Clube Comercial, foram transferidas devido ao mau tempo. Na quinta-feira (02) serão realizadas as disputas do Badminton no ginásio do bairro Flor da Serra, no período da manhã. À tarde, acontece as disputas de judô, na Avenida Rio Branco, na Academia de Judô da AMOJ.

Na sexta-feira (03) serão retomadas as disputas do atletismo. Ainda nas modalidades individuais, a natação acontece no dia 11, com início às 9h na piscina da AABB de Joaçaba. A Corrida Rústica, também acontece no sábado, com início previsto às 15h, em Luzerna, com concentração em frente à prefeitura e percurso de 2,5 mil metros. Em caso do mau tempo persistir, poderá haver mudança nas datas de realização das provas.

Do dia 06 a 10 de outubro acontecem as disputas nas modalidades de quadra. Entre elas: basquete, handebol, futsal e voleibol. Os jogos acontecem no período da manhã em três ginásios, à tarde são quatro ginásios e a noite um ginásio, com programação nos três municípios que realizam a competição.

A Oliejho será interrompida, já que os municípios sediam os regionais do JASC 2014 e as disputas retornar no dia 23, com tênis de mesa e dia 24 com mini modalidades – que são disputas de quadras coletivas para atletas de oito a 10 anos.

A competição encerra nos dias 28 e 29 com as disputas no Xadrez em Luzerna.

Paula Patussi/ASCOM