PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ESTAÇÃO LUZERNA
NA SEMANA DE 05 A 09/03 NOSSOS ALUNOS DE PRÉ A 8ª SÉRIE DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL ESTAÇÃO LUZERNA DESENVOLVERAM O PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ONDE FORAM TRABALHADAS DIVERSAS ATIVIDADES COM ESTE TEMA. PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE COM UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA DESDE CEDO, PODEMOS PREVINIR ALGUMAS DOENÇAS E A OBESIDADE INFANTIL.
FALAMOS SOBRE ALIMENTAÇÃO, QUESTIONAMOS HÁBITOS, PASSAMOS DICAS, TROCAMOS IDEIAS E INTERAGIMOS COM OS ALUNOS, DEBATEMOS SOBRE A FUNÇÃO DESSES NUTRIENTES E EM QUAIS ALIMENTOS ELES ESTÃO CONTIDOS. UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER BASEADA EM PRÁTICAS ALIMENTARES COM SIGNIFICAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.
FORAM REALIZADAS PESQUISAS SOBRE A HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO NO BRASIL, DESDE A CULTURA INDIGENA ATÉ A COLONIZAÇÃO. DURANTE A PESQUISA FOI DESTACADA A CONTRIBUIÇÃO DEIXADA PELOS POVOS EUROPEUS, AFRICANOS E ASIÁTICOS, QUANTO AOS SEUS COSTUMES E HÁBITOS ALIMENTARES, INTRODUZIDOS NA CULINÁRIA BRASILEIRA.
OS TRABALHOS FORAM DESENVOLVIDOS EM ESTÁGIOS: NO PRIMEIRO MOMENTO REALIZOU-SE UMAS CONVERSA COM TODOS OS ALUNOS SOBRE O QUE GOSTAM DE COMER, O QUE É SAUDÁVEL E O QUE É NOCIVO PARA A SAÚDE, CONFECCIONAMOS GRÁFICOS, PIRÂMIDE ALIMENTARES, TABELAS, SEMÁFAROS, CARTAZES COM ILUSTRAÇÕES, RECORTES E COLAGENS SOBRE PRODUTOS MAIS CONSUMIDOS PELOS NOSSOS ALUNOS E FAMILIARES.
SENDO ASSIM, CONSCIENTIZAR OS ALUNOS PARA O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES DE UMA FORMA ATRAENTE, LÚDICA E EDUCATIVA, ONDE TIVEMOS A VISITA DA NUTRICIONISTA VANESSA PORTO CLÓS, ELA FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTO DAS PESSOAS E TAMBÉM OS ALUNOS APRESENTARAM ALGUMAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
PARA DAR FECHAMENTO DA SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, A ESCOLA OFERECEU UM LANCHE DIFERENCIADO COMPOSTO POR FEIJÃO, ARROZ, CARNE E ACOMPANHADO DE UM DELICIOSO E COLORIDO BUFFET DE SALADAS, DANDO UM COLORIDO ESPECIAL DE DAR ÁGUA NA BOCA, SUCOS DE DIVERSOS SABORES E COMO SOBREMESA UMA CASINHA COBERTA COM FRUTAS DA ESTAÇÃO.
ACREDITAMOS QUE O TRABALHO FOI PRODUTIVO, POIS TODA A ESCOLA ESTAVA ENVOLVIDA COM O TEMA.