Cooperativa poderá ser implantada para atender agroindústrias

Desde 2006, quando foi implantado o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), as agroindústrias da cidade de Herval d´Oeste tem recebido uma atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, como também pelo Serviço de Extensão Rural (Epagri). Estas agroindústrias vêm crescendo cada vez mais e buscando espaço no mercado com grande intensidade, principalmente junto aos Programas Institucionais, o que gera preocupação por parte dos órgãos envolvidos nesta parceria.

Objetivando elencar e solucionar esses problemas, aconteceu nesta terça-feira (04), nas dependências da Câmara de Vereadores, uma importante reunião com a participação de aproximadamente 35 empreendedores rurais do município. Na ocasião, foram convidados a relatar suas experiências os representantes da Coopernostra, uma cooperativa que agrega produtores das cidades de Capinzal, Ouro, Zortéa e parte de Campos Novos, que estão nesta atividade há aproximadamente 6 anos.

O extensionista da Epagri, Itamar da Silva, complementou afirmando que “necessitamos de um CNPJ coletivo, no caso uma cooperativa com baixos custos operacionais e aí, é fundamental a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde possamos enquadrar os produtores no processo, sem perder sua característica para efeitos de aposentadoria especial de agricultores”.

Na conclusão da reunião, os produtores se mostraram preocupados a pesar seriamente no assunto, e uma nova reunião já foi marcada para a primeira quinzena de novembro, quando o tema será novamente abordado e tomada a decisão final à respeito.

Julnei Bruno Assessor de Imprensa – Prefeitura Municipal Herval d´Oeste