Mês da mulher!

" Mulher Você Pode!"

 É o slogan da Campanha que a Secretaria de Saúde de Herval D’Oeste está desenvolvendo no mês de março através da Estratégia Saúde da Família Central Centro de Atenção Psicossocial CAPS Vida Ativa, Núcleo de Atenção e Prevenção as Violências com parceria das demais Estratégias Saúde da Família do município. Estão sendo intensificadas ações voltadas para saúde da mulher. A saúde compreende bem estar físico mental espiritual e social, quando falamos de decisões simples nos reportamos para a atuação da mulher no dia- dia. Essa decisão pode ser cuidar da alimentação, praticar atividade física, resgatar a autoestima, estudar, procurar orientação junto às unidades de saúde, fazer exames periódicos, cuidar da saúde ou até mesmo quando a mulher toma a decisão de romper com o silencio e denunciar qualquer tipo de violência. Nesse sentido, reflete o compromisso com a implementação de ações de saúde que contribuam para garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníeis e evitáveis.

A mulher além de ser a maior usuária do SUS porque adoece mais é quem mais procura orientação e tratamento médico, também é a maior frequentadora das unidades de saúde pelo fato de ser ela a acompanhante dos filhos do marido dos pais e até dos vizinhos nas consultas e exames.

Entre as atividades alusivas ao dia da mulher destacamos:

·         07 de março (quinta feira a tarde) “Mulher em Foco” homenagem a todas as mulheres do município, que acontecerá no Teatro Alfredo Sigwalt em Joaçaba, a partir das 13h30min horas com a Palestra Direitos das Mulheres ministrada pelo Mestre em ciência jurídica o Drº Silvio José Franco juiz de direito que atualmente é acessor da Presidência no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em seguida teremos a exibição de um filme, e encerramento com coquetel as mulheres presentes.

·         09 de março a Estratégia Saúde da Família Centro estará aberta das 09:00 às 17:00 horas fazendo a coleta do preventivo de colo uterino.

·         a Estratégia Saúde da Família do Interior também está desenvolvendo uma campanha voltada para prevenção do câncer de mama e de colo do útero, tendo como slogan: “Declare seu amor por você mesma”.

Haverá palestras nas comunidades de:

Sede Sarandi no Pavilhão da Comunidade dia 06/03/2013 às 19h30min;

Boa Esperança no Pavilhão da Comunidade dia 11/03/2013 às 19h30min;

Canhada Funda no Pavilhão da Comunidade dia 13/03/2013 às 19h30min;                     

Barreiros no Pavilhão da Comunidade dia 14/03/2013 às 19h30min horas;          

·         A Estratégia Saúde da Família Santo Antônio na semana de 04 a 08/03 estará fazendo palestra sobre saúde da mulher na sala de espera da unidade, bem como levando o tema para as visitas domiciliares.

·         16 de março a Estratégia Saúde da Família Santo Antônio  estará aberta das 09:00 as 17:00min para a coleta do exame do preventivo de colo uterino.

·         A Estratégia Saúde da Família Estação Luzerna estará aberta no dia 23 de março para coleta de exame preventivo. O mês de março será destinado a ações voltadas a mulher, intitulado como o mês da mulher no município de Herval d Oeste.