Serviço Militar: Tiro de Guerra convoca jovens para seleção

A Comissão de Seleção do Tiro de Guerra realiza os testes próxima semana em Joaçaba.

A Comissão de Seleção da 16ª Delegacia do Tiro de Guerra (TG05/008), da 16ª Circunscrição de Serviço Militar de Joaçaba vai avaliar cerca de 190 jovens de Joaçaba e 150 de Herval d’ Oeste, totalizando 340 rapazes com idades entre 19 e 20 anos. Eles serão submetidos a testes para a escolha daqueles que prestarão o serviço militar junto ao Tiro de Guerra. Concorrem à seleção, os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar.

Os testes passariam pela Comissão de Seleção entre os dias 14 e 15 deste mês, e agora farão os testes nos dias 21 e 22, conforme o 1º tenente, Osvaldo Rogerio de Campos, delegado, da 16ª Delegacia do Tiro de Guerra (TG05/008), o adiamento da seleção se deve às tratativas e atuação que o Exército Brasileiro teve durante a Copa do Mundo no mês de junho. “Houve o atraso de uma semana nos trabalhos, homens do Exército atuaram nas tratativas e durante o evento, cerca de 16 pessoas aqui de Joaçaba estiveram envolvidas. E o atraso ocorre no processo de seleção em todo país”, explica.

Serão realizadas inspeção de saúde, exames médicos, odontológicos e permanecerão por 10 meses no serviço militar jovens que não passarem pelos testes serão dispensados. Cerca de 80 jovens, devem ser incorporados ao contingente neste ano.

Segundo o 1º tenente, Campos é obrigatória a presença de todos aqueles que se alistaram e o não comparecimento deixa o cidadão em débito com o serviço militar em todo o país, sendo possível a regularização da situação apenas no ano seguinte. O cidadão que não comparecer passará a situação de refratário”, ou seja, em débito com o Serviço Militar, o que impossibilitará, a emissão de Carteira de Trabalho e inscrição em concurso público, entre outros entraves.  

Um ato solene marcará o compromisso dos jovens com a Pátria, pois neste ano atingiram a maioridade e firmam-se como cidadãos em busca de seus objetivos. Prometendo servir a pátria como cidadãos honestos e comprometidos com o bem comum, esforçando-se para o convívio familiar; trabalhando em suas comunidades, para o engrandecimento do município, do estado e do país.

Saiba mais – Os jovens atuam no Tiro de Guerra de segunda a sábado, cumprem tarefas e voltam para casa. Recebem instruções militares, têm aulas de civismo e cidadania, de armamento, de primeiros socorros, tecnologias sociais, entre outras atividades.

Entre 12 e 15 dias, um é convocado para garantir a manutenção e segurança no quartel por 24 horas. Usam uniforme completo cedido pelo Exército no dia a dia e em eventos oficiais. Têm o dever de cuidar das peças, engraxar os coturnos, além de fazer a barba e raspar bem o cabelo. Ser obediente não é escolha, é obrigação.

Ao encerrar os serviços do tiro, o jovem recebe certificado de Reservista de 2º Categoria. Em caso de guerra nos próximos cinco anos, são convocados para serem reservas dos soldados oficiais.

 

 

PAULA PATUSSI
Assessoria de Imprensa

Fone:(49) 3554 0922
(49) 9144-3717 – 99328221