Prefeitura recebe dois distribuidores de adubo líquido

O município recebeu os equipamentos na última semana, por meio do Governo do Estado, que destinou 152 distribuidores de adubo líquido para 111 municípios que decretaram situação de emergência devido às estiagens no período de 2011 e 2012. A ação faz parte do Programa Água para o Campo, contemplado pelo Pacto por Santa Catarina, que prevê investimentos de R$ 57.070.610,00 para construção de 1.864 cisternas de 500 mil litros de água e para aquisição de distribuidores de adubo líquido.

Os equipamentos foram entregues pelo vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, em uma cerimônia em Chapecó, que reuniu prefeitos no último dia 28 de novembro.Os distribuidores de adubo líquido têm dupla finalidade, podendo ser utilizados também nos períodos de normalidade de chuvas. Durante a estiagem, após devidamente higienizados, os equipamentos serão acoplados a tratores agrícolas para o transporte de água até as localidades de difícil acesso, onde os caminhões pipa não conseguem chegar.

Já no restante do ano, os distribuidores podem ser utilizados para transportar adubo líquido nas propriedades rurais.Para a aquisição dos distribuidores de adubo líquido foram destinados R$ R$ 2.289.369,42, para beneficiar 121 municípios. Os equipamentos serão utilizados para transportar água até as propriedades rurais, principalmente às produtoras de suínos, aves e leite. A estiagem é um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores catarinenses, sendo causadora de perdas significativas em sete safras nos últimos dez anos.

Na região de abrangência da SDR Joaçaba foram beneficiados além de Herval d’ Oeste, com distribuidores de adubo líquido: Água Doce, Erval Velho, Ibicaré, Jaborá, Joaçaba, Luzerna, Ouro e Treze Tílias.“Possuímos patrulha agrícola que atende as propriedades rurais e, esses dois equipamentos auxiliarão ainda mais no melhor atendimento aos nossos produtores”, destaca o prefeito Nelson Guindani, salientando que Herval d’ Oeste possui 783 propriedades rurais, compreendendo cerca de 650 famílias. Herval d’ Oeste possui agricultura desenvolvida e assentada na pequena propriedade rural, de mão-de-obra familiar e com pouca mecanização. Os equipamentos têm capacidade para 6 mil litros.

“A Secretaria de Agricultura tem grande procura para auxiliar as lavouras e os distribuidores de adubo líquido estarão à disposição dos produtores rurais”, disse. A ação vai com certeza beneficiar os nossos agricultores e diminuir os efeitos da estiagem, com a qual sofremos todo o ano”, disse.

O município tem nas culturas do milho, alfafa, feijão e fumo, além do gado de corte, suinicultura e avicultura, seu lastro agrícola. “Essa é uma forma eficiente de ajudar os agricultores familiares, fornecendo melhores condições para desenvolverem suas atividades e gerarem renda de forma sustentável”, ressalta.

PAULA PATUSSI – Assessoria de Imprensa