Unidade Móvel da Escola do Procon divulga direitos e deveres do consumidor em Herval d’Oeste

Atendimento acontece das 12h30min às 18h na Praça Municipal Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Estação Ferroviária) até o dia 14.

Desde a segunda-feira (11) a Unidade Móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor está estacionada na Praça Municipal Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Estação Ferroviária).

A carreta é uma nova ferramenta do PROCON (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) para divulgar os direitos e deveres dos consumidores. O veículo possui 15 metros e está equipada com cozinha, televisor, retroprojetor e 40 cadeiras para a realização de palestras e treinamentos. Ele possui ainda uma porta com elevador para portadores de necessidades especiais. Dentro da unidade são ministradas diversas palestras aos alunos das escolas do municipi9o e também a comunidade onde são sanadas diversas dúvidas nas mais diversas áreas, entre elas, contratos com empresas de telefonia, de cartões de crédito, à troca de mercadorias, entre outros.

A unidade vem recebendo diariamente escolas públicas e pessoas que recebem orientação e informação, sobre direitos e deveres do consumidor. O prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani visitou a unidade na tarde desta terça-feira (12) e ressaltou a importância do Procon na sociedade, material informativo distribuído, e o mais importante colocando os nossos futuros consumidores a par de seus direitos. “Um consumidor orientado, saberá como proceder e fazer valer os seus direitos e iniciar essa conduta pelas crianças, transformará os mesmos em adultos conscientes, críticos e de consumo consciente, além de propagarem as informações para suas famílias e amigos”, disse.

O cidadão que deseja informação, ou relatar casos e buscar orientação, pode comparecer e acompanhar o atendimento do Procon junto a Unidade Móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor de Santa Catarina, que acontece até o dia 14 de agosto, das 12h30min às 18h.

Todos que comparecem a unidade receberão orientações sobre seus direitos e deveres como consumidor, além de receber material educativo do Procon, incluindo o Código de Defesa do Consumidor.

O Procon de Herval d’ Oeste realiza cerca de 150 atendimentos ao mês e não tem fila de espera ou demanda reprimida. "A carreta percorre as cidades que têm PROCON municipal para disseminar informações sobre direitos e deveres dos consumidores para a comunidade", destaca Kátia Giacomelli Hack, procuradora do município e responsável pelo Procon de Herval d’ Oeste. “O Procon é um espaço para o exercício da cidadania, um espaço onde o consumidor pode ser ouvido e buscar a solução para os problemas que ele encontrou em uma relação de consumo”, enfatiza

Conforme a procuradora, o Procon de Herval d’ Oeste, serviu de exemplo e referência para a implantação do órgão em Erval Velho e Luzerna.

Kátia ainda ressalta que a iniciativa também serve como auxílio ao Procons municipais na divulgação de um direito que é muito importante: o do consumidor. “A cada dia as pessoas vem consumindo mais e, consequentemente, o número de reclamações também cresce. Logo um consumidor bem orientado fará valer seus direitos”, concluiu.

O Procon/SC possui material como cartilhas de diversas áreas, é o caso do Código de Defesa do Consumidor, Manual de Bares e Restaurantes e cartilhas educativas.

Fotos: Procon/Herval d’ Oeste

PAULA PATUSSI