Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vão dispor de nova sede

A obra de construção da nova sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo Peti (Programa Erradicação do Trabalho Infantil) deve ser entregue nos próximos dias.

A nova sede começou a ser reformada em 22 de abril deste ano e possui 216 metros quadrados. A obra localizada na Avenida Beira Rio, teve investimento de R$ 124.598,79, com recursos provenientes e doação realizada nos autos da ação civil pública Nº 001327-2009-012-12-00-0 movida pelo Ministério Público do Trabalho conta a BRF Brasil Foods S/A perante a Justiça do Trabalho para uso exclusivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A empresa vencedora da licitação, Andrade Construções está concluindo os trabalhos de reforma do imóvel que abrigava a sede da Cidasc e Epagri – e desde o ano passado funcionam em novo endereço, na Rua Santos Dumont, 192, centro.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos funciona a fim de complementar o trabalho social com famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Serão atendidos inicialmente cerca de 35 alunos de 06 a 15 anos, mas a ideia é expandir o serviço para até 60 alunos em dois períodos.

Serão oferecidas aulas de teatro e educação física em um primeiro momento. O serviço funcionará de segunda a quinta-feira, durante cerca de quatro horas diárias, da 1h30 às 16h30.

Conforme o prefeito Nelson Guindani, o espaço proporcionará aos usuários, uma maior comodidade. “A maior meta do serviço é tirar as crianças e jovens das ruas, com atividades educativas e culturais no turno oposto ao da escola”, disse. “Este local vai dar muita alegria para as pessoas que mais precisam dele”, comentou.

Os objetivos do serviço são incentivar o desenvolvimento, autonomia, qualidade de vida e criar laços afetivos, transformando o sujeito em um indivíduo ativo e atuante dentro do seu grupo social. Estimular a participação e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; e contribuir para a inserção, reinserção e permanência das crianças e adolescentes no sistema educacional.

A instituição procura estabelecer uma relação estreita e sistemática com as escolas frequentadas por sua clientela, de modo a assegurar uma ação integrada.

“Com este projeto, objetivamos manter o acesso a elementos da cultura, promovendo a reflexão, estimulando a criatividade, percebendo e respeitando as diferenças e a singularidade de cada um, o que contribui para uma maior socialização crítica dos indivíduos”, finaliza a secretária de Assistência Social Quenia Brinckmann.

PAULA PATUSSIAssessoria de Imprensa