Prefeitura abre festividades da Semana da Pátria

Em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Herval d’ Oeste, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes realiza durante toda a semana que antecede o dia 7 de setembro, programação de atividades com objetivo de fortalecer o senso cívico e o respeito a pátria.

O hasteamento das bandeiras marcou o início da Semana da Pátria, na manhã desta segunda-feira (1º) no pátio do 26º Batalhão de Polícia Militar e contou com as presenças de autoridades municipais, secretários municipais, professores, alunos e servidores da Escola de Educação Básica Eugênio Marchetti e Grupo Escolar Professor Adolfo Becker que fez apresentação neste dia.

Nesta terça-feira (02) aconteceu às 8h o hasteamento passa a acontecer na Praça Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Estação Ferroviária) no palanque oficial, em frente à Casa da Cultura com apresentações realizadas pelas escolas EEB Municipal Nossa Senhora de Fátima e EEB Melo e Alvim. No dia 03, o CME Municipal Pequeno Príncipe e EEB São José. No dia 04, EEB Municipal Cruz e Sousa e EEB Odilon Fernandes e no dia 05 EEB Estação Luzerna e Pequeno Pensador.

Durante a semana também haverá a guarda Fogo Simbólico, que será de responsabilidade da EEB São José.

Desfile cívico volta a ser realizado

No domingo (7), Dia da Independência do Brasil, a solenidade voltará a acontecer no município. Depois de alguns anos realizado concentração cívica para marcar a data, neste ano a administração municipal de Herval d’ Oeste, atendendo pedidos das escolas realizará a partir das 8h o Desfile Cívico na rua Dorival de Brito, em frente à Praça Daniel Olímpio da Rocha (Praça da Estação Ferroviária).

No local, haverá o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional. No total, cerca de 29 entidades desfilarão. Entre elas, escolas municipais, estaduais, particulares, além de clubes de serviço, entidades representativas e creches. A Fanfarra do Colégio São José conduzirá os alunos e entidades durante todo o percurso.

Conforme reunião realizada na semana passada, ficou estabelecido que desfile terá início com os soldados do 26º Batalhão de Polícia Militar, segundo dos Corpo de Bombeiros, a fanfarra, creches e em seguida escolas municipais, estaduais, projetos, entidades e associações.

A expectativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes é que cerca de 3000 pessoas participem e acompanhem o desfile.

“As escolas aproveitarão o evento para falar de atividades e projetos que realizam durante o ano, no desfile, disse a secretária de Educação, Lourdes Brandão. ““No ano passado aconteceu concentração cívica que também é uma forma de homenagear a Pátria uma decisão tomada em reunião com diretores das Escolas municipais e estaduais. Neste ano decidimos em reunião optar por desfile cívico, estamos preparando uma linda festa para marcar o civismo dos hervalenses”. Em caso de chuva, por decisão de todas as entidades envolvidas, o desfile será cancelado.

PAULA PATUSSI