Entenda como funciona o atendimento na UPA 24h de Herval d’ Oeste

Durante os quase dois primeiros meses de instalação da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), ficaram algumas dúvidas dos cidadãos sobre qual unidade procurar na hora de uma emergência. Existem distinções no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e a UPA 24h. 

Os hervalenses depararam com uma nova estrutura no atendimento médico de urgência e emergência do município. Com essa mudança na forma de acolhimento e na classificação de risco também surgiram dúvidas.  

Durante os 58 dias de atendimento entre as datas de 30 de setembro à 26 de novembro, foram realizados mais de 5 mil atendimentos, desses: 2.276 – 45,9% (não urgente / cor azul); 1.960 – 39,5% (pouco urgente / cor verde); 695 – 13,9% (urgente / cor amarelo) e 32 – 0,6 % (emergência / cor vermelho). 

Cerca de 1,8 % dos atendimentos são realizados a outros municípios fora da área de abrangência da UPA. 

Durante este período foram atendidas em média 90 pessoas por dia. “Os problemas de saúde mais comuns, o dia a dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas UBS. O objetivo é resolver até 95% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar aos hospitais”, explica a diretora da UPA, Eugênia Bucco. 

A resolubilidade da unidade está sendo de 98,0%, já que de todos os atendimentos, acaba encaminhando apenas 2,0% dos casos para outros estabelecimentos de saúde de maior complexidade, que faz parte da rede de atenção as urgências emergências. "O objetivo é o de garantir o acolhimento aos pacientes, intervir em sua condição clínica e encaminhá-los para os demais pontos de atenção da Rede de Assistência à Saúde do município, como para os serviços da atenção básica ou especializada ou para internação hospitalar, proporcionando a continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população", explicou. 

Na UPA o paciente é estabilizado pelo clínico geral, que tem à disposição todo o equipamento de urgência. O paciente fica em observação, mas não interna, o que não excede as que 24 horas na UPA. Dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação, no caso o HUST ou outro hospital determinado pela Central de Regulação de leitos.  

A unidade 

A UPA 24h possui 31 funcionários, entre eles: sete enfermeiras, onze técnicos em enfermagem, quatro recepcionistas, quatro agentes de serviços gerais e dois médicos 24h, com escala previamente definida, além da equipe de Apoio Administrativo.

A UPA é um serviço intermediário entre atenção básica e maior emergência que é dada pelo Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e está localizada no entroncamento da Avenida Beira Rio com a Rua Santos Dumont, funciona durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana e vem contribuindo para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais.  

A Unidade dispõe de aproximadamente 800 metros quadrados, dividida em dois pisos. Os atendimentos de pacientes de urgência e emergência, que chegam em estado mais grave, por meio de ambulância do SAMU, Bombeiros ou dos municípios, é realizado no andar térreo.  

A UPA possui estrutura simplificada, sendo classificada de porte I, com raio-X, eletrocardiografia, serviços laboratoriais e leitos de observação. Em média, a unidade recebe dez pessoas que ficam em salas de observação até solucionarem seus problemas. Foram atendidos pacientes dos onze municípios que fazem parte da rede de atendimento da UPA. E agora a negociação para a divisão das despesas da unidade está sendo feita.  

O custo mensal para manutenção da UPA 24h será de 400 mil/mês. Contando a folha de pagamento dos funcionários, médicos, despesas com manutenção, limpeza, alimentação, lavanderia, análises clínicas, entre outras despesas.  

A unidade é habilitada pelo Ministério da Saúde, como UPA de porte 1 para atender a uma população de cerca de 100 mil habitantes. Devem ter a participação no repasse onze municípios da região, são: Água Doce, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré Lacerdópolis, Luzerna, Treze Tílias, Joaçaba, Vargem Bonita, Jaborá e Herval d' Oeste, atendendo uma população de mais de 96 mil habitantes. Ouro e Capinzal vão ser beneficiados com uma Sala de Estabilização que funcionará em Capinzal.  

O valor inicial repassado por município será de R$ 1,50 por habitante. Segundo estimativas, seria de R$ 145 mil mensais, rateados entre as onze cidades. O valor é baseado em levantamento dos custos totais que recairão sobre os municípios e os repasses do Estado e União. O prefeito Nelson Guindani vem buscando com Governo do Estado o auxílio financeiro para a Unidade, em cerca de R$ 85 mil e o Governo Federal em R$ 100 mil mensais. Se a unidade receber a qualificação, poderá receber mais R$ 70 mil. 

A obra recebeu recursos do Governo Federal de R$ 1,4 milhão por meio do Ministério da Saúde, enviado do Fundo Nacional da Saúde, ao Fundo Municipal de Saúde e teve R$ 280.848,68 de investimentos em recursos próprios.  

Atendimento 

Para isso, A UPA se baseia num sistema de classificação de risco que define, através de cores, uma prioridade de atendimento e um tempo estimado entre a entrada no serviço de saúde e o atendimento médico. Esse pré-atendimento é realizado por um enfermeiro no momento em que a pessoa dá entrada na unidade. Ele avalia os sinais e os sintomas do paciente para definir entre as cores vermelha, amarela, verde ou azul.  

A finalidade desta classificação é a de atender o cidadão no tempo certo e de acordo com a gravidade.  O significado das cores:

COR VERMELHA (prioridade zero, emergência) – O atendimento médico e de enfermagem deverá ser imediato na Sala de Emergência. 

COR AMARELA (prioridade 1, urgência) – Condições que podem evoluir para um problema sério se não forem atendidas rapidamente. O atendimento médico e de enfermagem deverá ser realizado em até 30 minutos. 

COR VERDE (prioridade 2, semi-urgência) – Condições que apresentam um potencial para complicações, início e duração dos sintomas, aparência física e resposta emocional. O atendimento médico e de enfermagem deverá ser realizado em até 60 minutos. 

COR AZUL (prioridade 3, não urgência) – Condições não agudas, não urgentes ou problemas crônicos sem alterações dos sinais vitais, que não necessitam de atendimento médico no momento, ou seja, podem esperar consulta no ambulatório ou posto de saúde. O atendimento médico e de enfermagem deverá ser realizado em até 120 minutos. Os pacientes classificados com a pulseira azul serão orientados a procurar a atenção Básica de sua referência.  

PAULA PATUSSI – Assessoria de Imprensa