Recadastramento dos lotes no Cemitério Municipal deve ser finalizado em até 60 dias

O processo de recadastramento dos lotes no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Glória iniciou no mês de novembro. Inicialmente o setor de Planejamento da Prefeitura de Herval d’ Oeste realizou o trabalho de mapeamento do cemitério, dividindo por quadras, lotes e servidões e o local foi separado em cinco setores. 

O prazo final deste processo deve acontecer até janeiro de 2015. O cemitério municipal possui aproximadamente 1700 lotes, destes cerca de 200 já foram regularizados até agora. 

Conforme o engenheiro da Prefeitura de Herval d’ Oeste, Cleimar Piovesan, responsável pelo trabalho de recadastramento, um levantamento realizado pelo setor mostra que atualmente são 95 lotes vazios. “Já identificamos alguns dos terrenos pelas sepulturas, que possuem identificação e incluímos no cadastro. Mas pedimos que as pessoas compareçam ao setor para que comprovem a posse dos terrenos no local”, explicou. 

Para o recadastramento, o interessado deve procurar o setor de Planejamento na Prefeitura de Herval d’ Oeste, que funciona para este trabalho, no horário das 12h30min às 17h de segunda a sexta-feira. O processo de recadastramento não possui taxas de pagamento.

O prazo estipulado para o recadastramento será de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias a partida da próxima semana. A medida deve garantir vagas no Cemitério Nossa Senhora da Glória para os próximos dois anos.

O munícipe que não provar a propriedade do lote perderá o direito sobre ele. Retornando ao poder do município que destinará a área para outro sepultamento. A administração criou um projeto de lei para o uso dos terrenos.

Os documentos são exigidos apenas para os proprietários dos terrenos baldios. “É uma guia de recolhimento que o munícipe pagou no banco e que traz inclusive as dimensões do terreno. Nos outros casos, de familiares que possuem entes enterrados no local, é solicitado apenas aonde a sepultura se encontra no local e o nome do ente”, salienta Piovensan.  

A prefeitura também planeja a construção de um novo e moderno cemitério em terreno de propriedade do município próximo ao Incubatório da BRF. 

PAULA PATUSSI – Assessoria de Imprensa