18 de maio: Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes!

A Secretaria Municipal de Assistência Social convida toda a sociedade hervalense para se engajar na luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Conforme dados divulgados pelo Disque Direitos Humanos, apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

Por que 18 de maio?

O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 a data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória/ES uma menina de 8 anos, chamada Araceli, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

O que é a violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao se desenvolvimento físico, psicológico e social.

Prevenção
A melhor maneira de combater a violência contra crianças e adolescentes, não somente a violência sexual, mas também a violência física e psicológica é a prevenção. É indispensável um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população e dos profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, visando à identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e ainda o acompanhamento da vítima e de sua família.

Denúncia
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Assim, em caso de confirmação ou suspeita de violência contra crianças e adolescentes

DENUNCIE nos seguintes órgãos:

• Conselho Tutelar – 3554 2425
  • Delegacia de Polícia – 147
  • EM CASO DE EMERGÊNCIA – 190
  • Disque Denúncia Nacional – 100

O Disque 100 atende diariamente de 8h as 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.

• CREAS – 3554 2324

Outro importante órgão que pode receber denúncias, além de prestar atendimento e orientação é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, que oferece atendimento a indivíduos e famílias que sofrem violação de direitos, inclusive abuso e exploração sexual. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes em Herval d´Oeste

Em Herval d´Oeste, para marcar o dia nacional de combate a violência, nos dias 16 (sábado) e 18 de maio (segunda-feira), todos os locais de comércio, órgãos públicos e demais segmentos da sociedade, foram convidados a decorar seus espaços/vitrines e se vestir de branco, lembrando da importância de se manifestar a favor da paz e contrário a qualquer forma de violência contra nossas crianças e adolescentes.

No sábado dia 16 de maio foi realizada a I ESTAÇÃO CULTURAL EM PROL DA PAZ, uma ação conjunta entre os diversos setores do município na Praça Daniel Olímpio da Rosa, foram disponibilizados brinquedos, diversas atrações culturais, além de orientação e divulgação dos serviços.

No período entre 12 a 29 de maio estará acontecendo o concurso de desenho com slogan, redação e cartazes com o tema “Violência Contra crianças e adolescentes”, desenvolvidos pela Rede de Educação Municipal, Estadual e Particular.

Nos dias 19 a 22 de maio das 18h às 19hs acontecerá na Rádio Nova Lider acontecerá debate sobre Violência Contra Crianças e Adolescentes, com os diversos atores da Rede de Proteção e Atendimento.

19/05 (terça-feira) – CREAS e Saúde

20/05 (quarta-feira) – Segurança Pública

21/05 (quinta-feira) – Ministério Público e Conselho Tutelar

22/05 (sexta-feira) – Secretaria de Assistência Social (CRAS/CREAS)

Participe, denuncie, proteja nossas crianças e adolescentes!