CMDCA realiza XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Herval D’ Oeste, realizou na última quarta-feira, dia 22 de agosto de 2018, a XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integral, diversidade e enfrentamento das Violências”.

A conferência ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a presença de alunos das escolas do município, bem como de profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente (assistência social, saúde, educação), Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Câmara de Vereadores, associações comunitárias e comunidade em geral. O evento contou ainda com a ilustre presença do Sr. Ildo Fábris Junior – Juiz da Comarca de Herval d´Oeste, da Sra. Luíza Zuardi Niencheski – Promotora de Justiça da Comarca de Herval d´Oeste e também do Sr. Mauro Martini, Vice –Prefeito.

Também estiveram presentes na conferência os adolescentes Thiago Silva dos Santos e Lucas Sangaletti Ansiliero, militantes dos direitos da infância e juventude, os quais brilhantemente contaram sobre sua trajetória na luta por esses direitos, incentivando a participação e protagonismo das crianças e adolescentes presentes no evento.

A condução dos trabalhos foi realizada pela professora Aldacir Detofol, de Chapecó/SC. A palestra proferida pela professora, refletiu sobre os principais pontos abordados em cada eixo temático da conferência, de modo que todos os participantes puderam expressar suas opiniões e escolher propostas que venham ao encontro das necessidades das crianças e adolescentes do nosso município.

No período vespertino, após a discussão dos grupos de trabalho, votação e aprovação das moções e propostas, deu-se início ao processo de escolha dos Delegados, responsáveis pela representação do município na Conferência Estadual que ocorrerá em Florianópolis.

Foi notável e tocante a participação das crianças e dos adolescentes na conferência, reafirmando a importância de espaços como este para a estimulação da participação social de crianças e adolescentes, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento da comunidade em que esses jovens estão inseridos.

Fonte : CMDCA de Herval d’Oeste