Agricultura familiar garante merenda escolar de qualidade em Herval d´Oeste

A Prefeitura de Herval d´Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura  e EPAGRI , mais uma vez sai na frente ao incentivar a agricultura familiar, realizando a compra de produtos de produtores do município a fim de fornecê-los na merenda escolar, de acordo com a Lei n° 11.947/2009 aonde exige que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Em 2018 em torno de  42% dos recursos repassados foram gastos com a agricultura familiar.

O PNAE é um programa do Ministério da Educação que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O principal objetivo é atender as necessidades nutricionais desses alunos durante a sua permanência na escola, contribuindo para seu crescimento com uma alimentação saudável e consequente aprendizagem e maior rendimento escolar.

O Vice Prefeito e Secretário de Educação Secretário de Educação, Mauro Sérgio Martini, destaca que a merenda escolar oferecida pelas escolas do município passa por um acompanhamento nutricional periodicamente, com elaboração de cardápios de acordo com a necessidade dos alunos, para assim melhorar o rendimento escolar. O Vice Prefeito relata ainda que com a aquisição de produtos da agricultura familiar, todos os envolvidos saem ganhando, pois incentiva a produção, gera desenvolvimento, melhora ainda mais a qualidade da merenda e o rendimento escolar. “Queremos com esse projeto, incentivar o agricultor familiar, oferecendo a ele a possibilidade de vender o seu produto a preço de mercado. Temos certeza que com isso, a qualidade da merenda escolar aumentará ainda mais e a nossa educação que já é ótima, ficará melhor ainda” disse o vice-prefeito.

Atualmente são adquiridos em torno de 25 produtos da agricultura familiar: hortaliças, ovos, feijão, temperos, chás, panificados, geléias de frutas, mel, frutas, açúcar mascavo, queijo, fubá, suco de uva. A meta para 2019 é ampliar a compra, investindo ainda mais  do recurso federal repassado na agricultura local.

Fonte: Secretaria de Educação,Cultura e Esportes