Administração elabora projeto diversificado em prol da história e da cultura local

O departamento de cultura de Herval d´Oeste através das secretaria de educação elaborou o projeto “Constituição do acervo museológico do museu histórico dos povos do contestado”. O projeto que foi encaminhado ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida e está relacionado às questões da guerra que ocorreu de 1912 a 1916, a estrada ferro SP/RS, imigração européia e ocupação de terras pelos primitivos povos indígenas e caboclos. “Temos acesso a vasto material bibliográfico, que referencia esses episódios, capaz de motivar nosso trabalho de pesquisa”, justifica a iniciativa o diretor cultural do município, Davi José Frozza.

O primeiro passo para que o projeto saia do papel e se torne realidade é à busca de material histórico a respeito da Estrada de Ferro que serviu tanto para o desenvolvimento do município e região quanto para o transporte de tropas para intervir nas questões do Contestado. A administração já nomeou no início do mês uma comissão para tratar da revitalização do trecho urbano da ferrovia e da cessão de uma locomotiva.

O segundo passo diz respeito à coleta de material diverso relacionado aos povos indígenas e caboclos, ao mesmo tempo em que será realizada a reconstrução de habitações específicas em locais de ocorrências históricas. “Nesse sentido vamos buscar o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc e na Universidade do Contestado que estão constantemente empenhados em reunir, selecionar e catalogar o material existente na região e também na orientação de como proceder na montagem do acervo vivo”, destacou Davi que conta como terceira etapa a recomposição da história do Contestado, visto sob a ótica dos vencedores e vencidos, contemplando os inúmeros episódios, bem como suas causas e conseqüências.

 “Há farto material bibliográfico, fotográfico, vídeos com depoimentos, filmes, e extenso documentário feito pelo Exército Brasileiro, além de inúmeros objetos que remontam ao fato e costumes de então. Além disso, precisamos dar atenção especial a imigração européia que passou a tomar conta das terras contestadas através dos chamados minifúndios, sistema que vigora até hoje e que produziu importantes benefícios sociais com a fixação do homem em pequenas propriedades rurais auto-suficientes e auto-sustentáveis. O nosso município deve muito a essa geração de camponeses empreendedores”, completou ele.