Cirurgias Oftalmológicas de Catarata são realizadas em Fraiburgo em pacientes de Herval d’Oeste

A Secretaria da Saúde de Herval d’Oeste, está preocupada em sempre buscar o melhor atendimento aos pacientes que necessitam de cirurgias oftalmológicas de catarata.

Considerando que cirurgias de média a alta complexidade se tornam obrigação do estado e normalmente a referência para estes procedimentos é a capital Florianópolis, no momento em que surge a abertura de vagas em hospitais da região com qualidade e eficiência como é o caso da Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva, os pacientes são encaminhados nestes. No mês de julho deste ano, as cirurgias voltaram a acontecer. O Hospital de Fraiburgo está realizando estes atendimentos aos pacientes de Herval d’Oeste. É realizada uma consulta pré operatória, sendo realizado vários exames oftalmológicos e quando possível a cirurgia é realizada, em seguida tendo o retorno.

Sempre nestes momentos de consulta e retorno o acompanhamento é feito pela enfermeira Jeisimara Gambetta, que diminui os custos de transporte, e devido os cuidados de distanciamento de pacientes por conta da pandemia não é possível cada paciente levar seu acompanhante. A enfermeira ajuda os pacientes na locomoção, acompanha cada um nas consultas para tirar as dúvidas, e no caso de o paciente necessitar de outra cirurgia oftalmológica, identificada na consulta, a profissional já agiliza o encaminhamento para alta complexidade. Em dia de cirurgia o paciente precisa levar seu acompanhante devido as exigências dos protocolos cirúrgicos.

O Diretor Administrativo dos Programas de Saúde, Rodrigo Dalla Vechia, está sempre atento a estes encaminhamentos para que cada um seja atendido da melhor forma. No momento a saúde conta com uma van nova, adquirida no ano de 2020, que traz um melhor conforto no deslocamento dos pacientes até o hospital.