Saúde Pública – Alerta – quem esteve no Clube Hervalense no dia 23 deve se imunizar contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Herval d´Oeste informa a  todas as pessoas que estiveram no Clube Hervalense no último dia 23 de novembro para que procurem as Unidades de Saúde mais próximas de sua residência para conferir a situação vacinal, ou vacinar se necessário. Tendo em vista  que uma pessoa  que esteve no Clube está com Sarampo.

Desde já a Secretaria  agradece a colaboração  de todos!

O que é o Sarampo:

sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus totalmente contagioso. Muitos julgam que a doença não é muito perigosa. Mas, antes das vacinas surgirem, o sarampo foi uma das principais causas de mortalidade infantil.

Sua transmissão pode ser feita através de tosse, fala, espirro ou até mesmo respirar próximo de outras pessoas infectadas com o vírus. Com isso, a única maneira de evitar ser contagiado pelo sarampo, é a vacina tríplice viral e tetravalente.

Além da própria doença em si, o sarampo pode causar outras complicações. Em crianças, pneumonia, otite média aguda (podendo resultar na perda total da audição), encefalite aguda e a morte. Para grávidas, parto prematuro e adultos, pneumonia.

Fonte : Secretaria de Saúde