Secretaria de Saúde lança serviço de apoio psicológico via telefone para a população

Percebemos hoje que a população esta altamente ansiosa, somatizando pois o excesso de informação repetidamente durante o dia vem aumentando a sensação de pânico.

Desta maneira disponibilizaremos a partir de hoje duas linhas telefônicas (35548280 e 35548256) no seguinte horário:

07h:30min às 11:00hs e dás 13:00hs às 16h:30min para aconselhamento psicológico de 15 a 20 minutos com o objetivo de criar uma rotina dentro de casa, organizar o sono, lidar com a solidão, manejo do estresse e alívio da tensão;

Quanto aos profissionais que estão lidando diretamente no enfrentamento ao Covid 19 eles encontram-se no terceiro grupo de risco, atrás apenas dos envolvidos diretos, familiares e amigos.

Assim, espaços para a descarga emocional e técnicas adequadas para a vazão de emoções negativas são possibilidades de incrementar a capacitação para situações críticas.

A necessidade de conhecimento de suas próprias emoções, limites e as implicações da atividade intensa de empatizar com a dor e o sofrimento do outro em meio a cenários devastadores, é talvez o tópico mais importante de qualquer preparação profissional, para evitar que, ao invés de produzirmos ajuda, multipliquemos mais afetados.

Durante a pandemia organizaremos materiais que trabalhem a descarga emocional, técnicas para vazão de emoções negativas, como identificar as próprias emoções e seus limites para que possam ser compartilhados via WhatsApp.

E após a pandemia será feito um trabalho de escuta coletiva com os profissionais envolvidos para identificar possíveis Transtornos Ansiosos, Transtornos do Sono, TEPD e afins.

Fonte: Secretaria de Saúde/Herval d’ Oeste