Secretaria de Saude inicia 3ª fase da Campanha de Vacinação contra Gripe

Iniciou nesta segunda-feira, 11, a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Ela estava prevista para começar no último sábado (9), data em que seria também realizado o Dia D, mas em razão do aumento número de casos de Coronavírus no país o Ministério da Saúde cancelou, atualizando as datas do cronograma, prorrogando a campanha até dia 5 de junho.

A terceira fase será dividida em duas etapas, sendo realizada da seguinte forma: entre o dia 11 e 17 de maio, o público-alvo serão pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. A segunda etapa será entre os dias 18 de maio a 5 de junho, quando serão incluídos professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha iniciou no dia 23 de março e na primeira fase imunizou os idosos e profissionais de saúde. Já na segunda fase, os grupos vacinados foram os profissionais das forças armadas e salvamento, portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias), funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12-21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e caminhoneiros e motoristas de transporte público.

As pessoas pertencentes aos grupos prioritários desta terceira fase e os que ainda não se vacinaram da primeira e segunda fase da campanha, devem procurar as salas de vacinação dos ESFs do município ou os dois pontos extras de vacinação, um atrás do ESF Central, na Rua Santos Dumont e outro na Creche Tio Zezinho, no bairro Santo Antônio. O Gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Herval, William Gavasso, informa que haverá o dia “D” de vacinação no próximo sábado, 16, para que todos possam comparecer.