CIR apresenta propostas de medidas de Restrição para Municípios da AMMOC e AMPLASC

Na tarde desta quarta-feira (29), estiveram reunidos de forma virtual, os Prefeitos da região da Associação do Meio Oeste Catarinense – AMMOC e da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, juntamente a CIR – Comissão Intergestores Regional que apresentou algumas medidas de restrição ao combate a pandemia de coronavírus.

A Região vai adotar mais algumas ações de restrição nos próximos dias, além das já estabelecidas no decreto estadual para as regiões gravíssimas.

Os Bares ficam obrigados a fechar o estabelecimento até às 18 horas de segunda a sexta-feira, já nos finais de semana e feriados devem ficar fechados. Com relação aos restaurantes o horário de funcionamento será até às 23 horas, independente do dia de semana. É importante ressaltar q

ue todos os estabelecimentos devem manter o distanciamento entre as mesas e adotar todos os protocolos de higienização. Será proibido o consumo de bebidas e a permanência em Lojas de conveniências a partir das 18 horas.

As medidas iniciam a partir de 31 de julho e valem por 14 dias. Outra medida acordada entre os prefeitos é aumentar a testagem em todos os Municípios que compreendem a região bem como reforçar as ações de fiscalização através das Vigilâncias Sanitárias. Além da orientação e tratamento precoce dos primeiros sintomas de Covid. Também ficou definido, por decisão da CIR, a proibição da realização de missas e Cultos presenciais.

É importante ressaltar que a partir dessa semana está programado pelo Estado a Ampliação de 10 leitos de UTI em Videira, 10 leitos em Lages e 6 em Fraiburgo.

Sobre a cobrança de multa pela falta de uso de máscaras, os membros estão em análise sobre a questão, visto que é necessário operacionalizar o processo de fiscalização, para que a mesma possa ser executada, já que uma lei precisa ser exequível.

FONTE: ASCOM CIR