Assinadas Ordens de Serviço para adequação de acessibilidade em mais quatro unidades escolares do Município

Na manhã desta segunda-feira (05/04) no gabinete do Executivo Municipal foram assinadas mais quatro ordens de serviço para obras no município. As quatro ordens de serviço tem o mesmo objeto: a adequação de acessibilidade das unidades escolares do município, foram contemplados neste projeto o Centro Municipal de Educação Infantil Tio Zezinho; Escolas Básicas Municipal   Cruz e Sousa e Estação Luzerna e o Grupo Escolar Municipal, Nossa Senhora de Fátima, beneficiando os mais de 1.100 alunos matriculados nestas unidades.

A empresa vencedora da licitação foi a PKB Engenharia e Transportes Eireli da cidade de Itá – Santa Catarina

Serão investidos nas obras R$ 938.232,53, de recursos Próprios da Administração Municipal com um prazo de execução de até 150 dias. Os serviços em todas as unidades são similares e compreendem as adequações à acessibilidade; reforma de salas, esquadrias metálicas, revestimentos, pisos; instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias; pintura e instalação de elevador, entre outros.

O Prefeito salientou que estes investimentos já tem os recursos garantidos nos cofres públicos, falou que os prazos de execução serão cobrados rigorosamente e quanto a qualidade dos serviços executados, o prefeito falou ainda que    somando as obras já em andamento na adequação da acessibilidade do CMEI Criança Feliz, mais as obras que estão em processo de licitação, neste primeiro semestre de 2021, chegam ao montante de quase 3 milhões de reais, possibilitando uma  melhor infraestrutura para as unidades escolares.

A secretária de Educação Silvana Lazzarini Bulla, agradeceu ao prefeito pelo investimento, muito importante para o cumprimento da legislação, adequando as escolas as normas vigentes, salientou ainda quanto ao já mencionado cumprimento de prazos e agradeceu aos servidores das áreas envolvidas nos projetos.

O senhor Norberto Kruger, da empresa PKB parabenizou a Administração Municipal pelos projetos, e disse que município está bem a frente em relação a outros onde a empresa participou de licitações, que contemplam todas as áreas da acessibilidade, com elevadores, plataformas. Salientou ainda   que realmente são projetos de primeiro mundo.

As ordens de serviço foram assinadas com um número reduzido de participantes no ato em virtude da atual situação da Pandemia do COVID – 19, o ato foi transmitido ao vivo no canal da Prefeitura no Yoube.

Estiveram presentes além do Prefeito Municipal Mauro Sérgio Martini, o Vice-Prefeito e Secretário de Habilitação e Desenvolvimento Econômico Jair da Rosa a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Silvana Lazzarini Bulla, o Secretário de Planejamento e Coordenação Odair Trevisol, a Engenheira responsável pelos projetos Melissa Demo; o Analista de Execução de Obras Públicas, Luiz Henrique Valgrande e o Administrador da empresa senhor Norberto Alfredo Kruger.

Posterior a Assinatura o Prefeito Municipal Mauro Martini, acompanhado do Vice-Prefeito  Jair da Rosa, da Secretaria de Educação, Silvana Bulla, e do Secretário de Planejamento e Coordenação Odair Trevisol, visitaram as unidades escolares contempladas para realizar um ato simbólico com a comunidade escolar de cada uma delas.

O QUE É ACESSIBILIDADE

Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espações mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo. (ABNT NBR 9050)

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.  Fonte: Wikipédia

OBJETIVOS DA ACESSIBILIDADE

Consiste no direito de garantir a toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida, de transitar por espaços públicos e ou privados, sem que seja encontrada barreiras arquitetônicas que impossibilitem o convívio ou transito social em áreas de acesso, circulação ou permanência.

Essas barreiras impeditivas de acesso, geram mais do que só um impedimento físico, elas impedem o usufruto por direito dos espaços físicos, propiciam acidentes e causam constrangimento

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE

A acessibilidade garante a segurança e integridade física de pessoas com necessidades especiais ou de mobilidade reduzida, assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda de usufruir dos mesmos ambientes que uma pessoa sem necessidade especial, seja por espaços projetados já com esse objetivo ou ainda espaços adaptados.

Fonte: da Assessoria