Dia Mundial do Turismo é comemorado com o 1º Seminário de Turismo e Cultura de Herval d’Oeste. Projeto desenvolvido com a parceria da Prefeitura de Herval d’Oeste e Sebrae/SC com envolvimento do Trade Turístico Local.

Foi realizado na noite desta terça-feira dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, o primeiro Seminário de Turismo e Cultura de Herval d’Oeste, nas dependências da Escola de Samba Unidos do Herval. O evento contou com a presença de lideranças dos setores público e privado, e ainda entidades e empreendedores turísticos que fazem parte do Trade do município, além de belíssimas apresentações culturais. O objetivo do evento foi apresentar e mostrar o que Herval d’Oeste já fez em tão pouco tempo, cerca de um ano e meio dentro do projeto de desenvolvimento do Turismo Local.

Os convidados foram agraciados com a apresentação da aluna da Casa da Cultura Letícia Zarpelon tocando a música Soleado e do professor Vilmar Varela com a música Herval Querido, de sua autoria. Na sequência a abertura oficial do evento se deu com o Prefeito Mauro Martini e a Gerente Regional do Sebrae Meio-Oeste Sueli Vieira que deram as boas-vindas aos convidados.

O Prefeito Mauro agradeceu a presença de todos e relatou que acompanha o desenvolvimento do Projeto do Trade Turístico de perto. “Este é um momento importante para avaliarmos o que já foi realizado e até onde queremos chegar na certeza de estarmos no caminho certo. E é com o entusiasmo que vejo no rosto de cada um aqui presente que tenho certeza de que este projeto já deu certo graças ao engajamento das pessoas e aos parceiros. Herval d’Oeste tem valores e história”.

Sueli Vieira, ressaltou que um sonho que se sonha junto, se torna realidade “Temos em Herval d’Oeste mais de 40 empreendimentos com potencial turístico até o momento, só nessa noite 20 apresentações de resultados de ações sendo 11 de negócios em plena atividade e com novos projetos de incremento, há lugares maravilhosos em Herval d’Oeste e este Trade com certeza já é um sucesso. Agradeço ao Poder Executivo e demais parceiros pela credibilidade que demonstram ter pelo Sebrae e aos empresários que estão apostando no Turismo de Herval d’Oeste”. Sueli destacou ainda, “Neste momento queremos agradecer a todos os participantes, aos integrantes do Trade Turístico, que confiaram nos trabalhos e hoje estão aqui para falar um pouquinho dos seus sonhos e o que já conseguiram realizar em tão pouco tempo. Agradecer ao Prefeito, ao Vice-Prefeito, Secretários, Gerência de Turismo e toda equipe que estão trabalhando, apoiando e apostando que o Turismo é uma atividade econômica e que se bem desenvolvida e planejada trará sim, ótimos resultados para o município”.

Também estiveram presentes ao evento o Vice-Prefeito Jair da Rosa, Secretário responsável pelo Turismo Jean Patrick Giusti, a Gerente de Turismo Silvana Ferreira, além de representantes de entidades, CDL Herval, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Cultura e Vereadores. E ainda as turismólogas e consultoras credenciadas do Sebrae que atuam junto ao projeto, Neusa Oliveira e Léia Macedo.

Cada empreendedor falou um pouco sobre os seus sonhos e o que já realizou em seu negócio.

– Sidnei Ferreira Trindade do empreendimento Restaurante Country Rota 282

– Airton Luiz Pilati do empreendimento Associação 40 Tiros Clube de Caça e Tiro

– Clacy Reisner Miguelão do empreendimento Sitio Maria Olivia

– Marcia Souza do empreendimento Refúgio do Sol Park Pousada

– Adejair Sabei e Rosecler Sabei do empreendimento Centro de Equitação Rancho Sabei

– Rose Mari Locatelli e Marcos Locatelli do empreendimento Recanto Serra Alta

– Davi José Frozza do empreendimento Recanto do Vale Amado

– Ana Aurora Kunze – Presidente da Escola de Samba Unidos do Herval

– Tiago Augusto Bernardi do empreendimento Cabana Tramonto

– Rodrigo Barbosa da empresa Rios e Trilhas apresentando um produto hervalense

Também fizeram uso da palavra o Vereador Cristiano Rodrigo Mendonça para apresentar o projeto das Rotas do Cicloturismo do qual é o idealizador.

– Carla Tumerelo e Itamar Terêncio da Silva, representando a Epagri falando sobre a Feira da Agricultura Familiar

– Angelo Junior Radavelli presidente do Conselho Municipal de Cultura, para falar das ações e projetos do Conselho

– Anderson Tetzlaff, executivo do CDL de Herval d’Oeste para apresentar as ações da entidade

– Marcos Bissani, arquiteto representante do Movimento Oficina Urbana, com o projeto do Parque dos Trilhos

– Ricardo Nodari, presidente do Instituto Caminhos Rio do Peixe, para apresentar o projeto.

–  Silvana Lazzarini Bulla, Secretária de Educação, Cultura e Esporte com os projetos desenvolvidos pelo setor da cultura

– Jean Patrick Giusti, Secretário de Habitação e Desenvolvimento Econômico de Herval d’Oeste, apresentando as ações da Gerência de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo

– Jair da Rosa, Vice-Prefeito de Herval d´Oeste e um grande entusiasta do turismo, falou de alguns projetos que estão em andamento em prol do turismo

– Prefeito Mauro Martini também apresentou projetos que darão um novo visual ao município no qual para o turismo é fundamental.

E para encerrar o evento teve uma a amostra do Carnaval da Unidos do Herval que é um dos atrativos culturais que fazem parte do Turismo de Herval d’Oeste.

Parabéns a todos que contribuem ou trabalham com TURISMO!