Dia do Desafio reuniu aproximadamente 5,367 pessoas no município de Herval d´Oeste.

Dia do Desafio

O município de Herval d´Oeste participou nessa quarta – feira dia 25 / 05 / 2011, do dia do desafio, participou desse desafio várias pessoas entre elas crianças, jovens, adultos e muitos idosos. Herval d´ Oeste reuniu aproximadamente 5,367 pessoas (segundo os dados oficiais do SESC de Joaçaba, responsável pela homologação dos resultados), sendo realizado em vários locais como: Empresas Privadas, Departamentos Publicos (Prefeitura,  Secretaria da Educação, Secretaria da Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Habitação, entre outras), Escolas (publicas e estaduais), várias entidades social e a maior concentração ocorreu na Praça Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade física ou esportiva. O evento é uma campanha mundial realizada todo ano, que incentiva a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar das pessoas. Para atingir esse objetivo são incentivadas ações espontâneas nas comunidades. O  Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Trim & Fitness International Sport for All Association) e no continente americano pelo SESC. Desde 1995 o SESCSP está à frente da organização do Dia do Desafio no Continente Americano. Nestes 13 anos aumentou consideravelmente a participação da população, assim como o fortalecimento do engajamento de órgãos governamentais ou não na elaboração de suas edições. A “competição acirrada” entre as cidades passa a vigorar como uma disputa saudável e amigável, num trabalho muito maior de cooperação e integração do que simples combate entre municípios. O evento é realizado na última quarta feira do mês de Maio. 

Princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio.


 
Acessibilidade – Todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.

Envolvimento As ideias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!

Diversão O Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.

Diversidade – Ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

Confiabilidade – O cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança o bom relacionamento entre as cidades.

Segurança – O Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam em especial as que envolvem grandes multidões.

Benefícios para a comunidade – Uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

Benefícios para a saúde – A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta as populações para esta necessidade.

Fonte: Sesc São Paulo