Saldo é positivo do OdontoSESC no município
Numa parceria entre a administração através da Secretaria Municipal de Saúde com a unidade do Serviço Social do Comércio (SESC) de Joaçaba, foi concluído neste mês os trabalhos do caminhão denominado OdontoSESC que iniciou suas atividades visando o atendimento odontológico as pessoas necessitadas no dia 25 de abril.
A unidade do OdontoSESC que estava durante todo este período instalada nas dependências da praça Daniel Olímpio da Rocha, conhecida como praça da Rede Ferroviária, disponibilizou inúmeros atendimentos para toda a população hervalense, priorizando os carentes e de difícil acesso a área odontológica, resultado de uma pesquisa realizada pelas agentes de saúde das Estratégias de Saúde das Famílias (ESF´s).
Através desta parceria, a Secretaria da Saúde disponibilizou 3 odontólogos e 3 auxiliares de serviço bucal, desenvolvendo atividades na área como limpeza, aplicação de flúor e orientação de higiene bucal; restaurações e extrações; tratamento de canal (até os prémolares); atendimentos clínicos; ações educativas em escolas, grupos de idosos, gestantes, diabéticos e hipertensos, entre outros, focando a promoção de saúde.
Foram realizados os seguintes procedimentos clínicos durante este período de 71 dias: 104 consultas de emergência; 124 radiografias; 4364 dentística; 316 cirurgia; 1269 periodontia; 1798 clínica preventiva; 134 medicação receitada; 95 endodontia (pulpotomia, biomecânica e obturação de canal); 498 tratamentos concluídos, além de 1981 atividades educativas a pessoas de diferentes idades o que totaliza 2438 atendimentos no total.
“Avaliando os resultados, ampliou-se o acesso aos atendimentos odontológicos, viabilizaram-se os procedimentos de radiografia, gerando assim, uma reciclagem e capacitação dos profissionais envolvidos, bem como, uma redução significativa de gastos com material odontológico na Secretaria de Saúde”, disse Ivone Esquina, secretária responsável pela pasta. Ela ressaltou também a parceria realizada com o SESC. “Ficamos muitos satisfeitos, pois participamos de debates com toda a equipe de saúde bucal do município, trabalhamos em rede com o SESC colocando sempre o cliente em primeiro lugar o que nos deu este bom resultado”, conclui Esquina.
Julnei Bruno – Assessor de Imprensa