Projeto com adolescentes em Herval d Oeste selecionado entre os 10 melhores do estado

Projeto de Herval d’ Oeste foi selecionado entre os 10 melhores do estado para apresentar no 29º CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAUDE E 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE, CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA em Brasília no período de 7 a 10 de julho de 2013. 

O Projeto PROVIM participará da MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS 2013 ao qual visa expor experiências exitosas enquanto saúde, será apresentado em Brasília pelas Agentes Comunitárias de Saúde Francielle  Stallbaum e Adriana Marcia da Silva.  

O projeto PROVIM (Vida Melhor) idealizado por um grupo de agentes comunitárias de saúde, pertencentes ao Núcleo de Atenção e Prevenção às Violências, tem por objetivo estimular crianças e adolescentes de 10 à 14 anos para tornarem futuros adultos comprometidos com sua saúde e qualidade de vida, através de  oficinas de teatro e educação em saúde.

O projeto teve início em março de 2012 e inicialmente visava contemplar 60 crianças/adolescentes, atualmente já participam do projeto 105 crianças e adolescentes. São realizados no total 06 grupos, um em cada ESF (Estratégia Saúde da Família).

Este projeto é coordenado por agentes comunitárias de saúde representantes de cada ESF, mas com o envolvimento e engajamento de toda a equipe da Estratégia, que faz diferença no êxito do trabalho.

É necessário salientar o quanto este projeto refletiu no trabalho em geral das Agentes Comunitárias de saúde do município, oportunizou destacar a sua importância em atuar também na prevenção e promoção de saúde, bem como na sua capacidade de desenvolver ações além das visitas domiciliares.

Em resumo este projeto rompeu barreiras no olhar e reconhecimento do papel das agentes comunitárias de saúde como foi expressivo o marco forte na vida dos adolescentes e famílias, em fazer parte desta oportunidade crescimento.  

Coordenação Geral: Mariangela Casanova de Oliveira e Paula Marion Fagundes de Lima