Administração confirma sede para Associazione Bellunese

Osecretário de planejamento de Herval d´Oeste, Jair da Rosa e o prefeito municipal Nelson Guindani, confirmaram essa semana total apoio as atividades da Associazione Bellunese – entidade que há 12 anos trabalha com a cultura italiana no município. O apoio – segundo eles – consiste principalmente em disponibilizar uma sede central para a associação visando incentivar e fomentar novas ações culturais.

Conforme Aline Andres – presidente da Bellunese – esse apoio é fundamental para que não só as atuais ações da entidade continuem como, por exemplo, o grupo de dança adulto como também antigas atividades – momentaneamente paralisadas – sejam retomadas como os grupos de dança infantil e juvenil e as aulas de língua italiana voltadas a toda comunidade local. Essas atividades, segundo ela, foram paralisadas no momento em que o prédio onde ficava localizada a antiga Casa da Cultura foi vendido pela administração anterior. "O problema é que ficamos sem um local próprio para viabilizar tais ações. Antes possuímos uma sede onde mantínhamos nossas indumentárias, nossos cds, nossos troféus e toda nossa documentação. Além disso, as aulas de italiano eram realizadas ali em uma sala a parte com toda a estrutura necessária. Depois disso ficou complicado continuar esse trabalho, mas agora com o apoio da administração vamos retomar todas as atividades e continuar enaltecendo o nome de Herval d´Oeste em todas as nossas apresentações sejam elas regionalmente, no nosso estado ou no sul do país em festivais como o Bento em Dança do qual já nos sagramos vice-campeões".

Apesar da sede para a entidade estar sendo viabilizada agora em março a Bellunese já esteve atuando e representando Herval d´Oeste – com o grupo adulto de dança – em dois eventos nesses primeiros meses de 2009. O primeiro na solenidade de 40 anos da Coperativa Rio do Peixe – Coperio e o segundo no VII Joaçaba Arte Show. Além disso, a entidade é quem está viabilizando em conjunto com a administração pública apresentações no município e em Luzerna – dias 23 e 24 março – do Coral Coro Cadore – da cidade de Benedetto Fiori – Itália.