Programa Saúde na Escola mobiliza o município

Foi realizada na quinta-feira dia 27/06/2013 no Auditório da Secretaria de Saúde de Herval d’Oeste uma reunião com representantes das 10 escolas públicas do município e das 3 creches municipais, além dos enfermeiros de todas as nossas estratégias saúde da família para a apresentação das ações desenvolvidas até o momento dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

Teve início no mês de março após o lançamento nacional da Semana Saúde na Escola – uma mobilização dos ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de começar as  atividades a serem aplicadas durante todo o ano.

Os alunos foram avaliados pela medição antropométrica (peso, altura e cálculo de IMC), para posteriores encaminhamentos e orientações. Também foi investigada a acuidade visual e realizados trabalhos sobre drogas com 7ª, 8ª série e ensino médio.  

Dos 3.135 alunos avaliados de creche a ensino médio, 9,3 % apresentaram baixo peso; 66,8 % apresentaram peso adequado para altura/idade e 23,78% sobrepeso/ obesidade. Após essa triagem foi comunicado aos pais e solicitado o comparecimento do aluno com o responsável, na unidade de saúde para a repetição da avaliação, orientações e encaminhamentos necessários.

O outro tema inicial do PSE este ano foi a acuidade visual. Dos nossos alunos, foram avaliados 2. 621, sendo que 156 necessitam avaliação de especialista.

Com o apoio do CAPS do nosso município, foram realizadas 10 palestras e 07 rodas de conversa com  teatro sobre drogas nos últimos anos de ensino fundamental e ensino médio.

Estão em andamento ações de atualização vacinal e avaliações de saúde bucal. Neste mês de julho, as unidades escolares juntamente com suas unidades de saúde estarão elaborando o cronograma das ações que faltam ser executadas dentro dos componentes de ações do Programa até o final do ano.

Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, um desafio e um novo desenho de EDUCAÇÃO EM SAÚDE!

Fonte : Vanessa Porto Clos – Nutricionista