Obra da UBS no bairro Nossa Senhora Aparecida inicia em poucos dias

Licitada durante o mês de junho, a obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora Aparecida, deve iniciar em poucos dias. A ordem de serviço já foi dada a empresa vencedora da licitação Andrade Construções Ltda, que terá 150 dias para a conclusão da obra.

A UBS será construída na Rua João de Carvalho, no local que abrigava anteriormente a unidade de saúde e terá construção de mais de 329 metros quadrados. A unidade terá investidos recursos federais por meio do Ministério da Saúde no valor de R$ 408 mil e, aproximadamente R$ 92 mil de recursos próprios do município, totalizando mais de R$ 500 mil. “A construção da UBS segue os padrões do Ministério da Saúde, em projeto cadastrado de fundo a fundo que resultará em uma grande ação para a comunidade e de resolutividade”, destaca o prefeito Nelson Guindani. “Ao final da gestão deixaremos todos bairros estruturados com unidades de saúde e ainda os atendimentos em dia com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) ”.

“A UBS também dará condições de trabalho aos funcionários, que terão um local adequado e digno. Antigamente a estrutura era precária, apenas adaptada para os atendimentos”, explica o prefeito. “A comunidade do bairro Nossa Senhora Aparecida ganhará em até cinco meses um dos melhores postos de saúde do município e pedimos que eles sejam os zeladores do patrimônio, pois a obra não é do prefeito, dos secretários, nem dos vereadores e, sim da comunidade”.

A UBS funcionará de segunda a sexta-feira das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, com um médico, uma enfermeira, um cirurgião dentista, um auxiliar de Saúde Bucal, dois técnicos de Enfermagem, três agentes de Saúde e uma agente de Serviços Gerais.

Saiba mais – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

O governo federal em 2013, a liberação de R$ 419 milhões para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país. A liberação da verba foi divulgada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União. O recurso, que faz parte do programa PAC 2, é destinado para as obras de 805 unidades em 171 municípios.

Em Santa Catarina, o investimento é de R$ 98 milhões para a reforma, ampliação e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, contemplando municípios de todas as regiões do estado. Desse montante, R$ 82 milhões serão destinados especificamente para a construção de novas unidades.

Na região os municípios contemplados são: Herval d' Oeste, Luzerna, Ouro, Tangará e Vargem Bonita. Cada cidade tem disponível R$ 408.000,00. Para Joaçaba são dois investimentos totalizando R$ 816.000,00.

O que é UBS?

Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

PAULA PATUSSI