Herval d’ Oeste conta agora com a Central Regional de Emergências

A Central Regional de Emergências (CRE-190) foi inaugurada no fim da tarde desta terça-feira (16) pela cúpula da segurança pública do Estado. A partir de agora, a região Meio Oeste passa a contar com uma moderna estrutura física e tecnológica para a prestação dos serviços de emergência.

O governador em exercício de Santa Catarina, desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Valdemir Cabral, estiveram no município, para inaugurar a Central, localizada em prédio próprio, junto a sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

O investimento na adequação do local, equipamentos e serviços de instalação foi de R$ 854 mil, por meio do Fundo de melhoria da SSP.

Participaram do ato, prefeitos da área de abrangência da Mesorregião atendida pela 10ª Região de Polícia Militar, secretários, vereadores e membros da segurança pública. O prefeito anfitrião, Nelson Guindani comentou que o serviço irá potencializar as forças da segurança pública. “O atendimento será rápido e fundamental para uma resposta mais rápida no combate à criminalidade”.

Sobre a CRE

A CRE de Herval d’Oeste é a 11ª instalada no estado. Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Lages e Chapecó já contam com a central, que visa integrar a região e os órgãos de segurança que prestam serviços de emergência, como Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros.

Atendimento

Inicialmente a CRE atenderá inicialmente seis municípios, por meio do número 190: Joaçaba, Herval d’ Oeste, Luzerna, Catanduvas, Erval Velho e Lacerdópolis. Em até um ano, 19 municípios da área de abrangência do 26º BPM serão integrados gradativamente, conforme o sistema de radiocomunicação for ampliado. Também serão contemplados: Água Doce, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Ibicaré, Ipira, Piratuba, Jaborá, Ouro, Treze Tílias, Vargem, Vargem Bonita e Zortéa. Cerca de 120 mil habitantes devem ser atendidos pela nova estrutura.

De acordo com o coordenador estadual das Centrais Regionais de Emergências, coronel Vânio Luiz Dalmarco, o ingresso das demais agências na CRE de Herval d’ Oeste, como o Samu, depende de ajustes e testes das instalações, dos equipamentos e dos processos, que serão realizados nas próximas semanas.

O Corpo de Bombeiros também não está integrada a Central. Segundo o Tenente Coronel do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba, Luiz Carlos Balsan, a falta de efetivo é o grande entrave para aderir ao sistema neste ano. “O Batalhão teria que disponibilizar 12 homens para trabalhar no serviço que é 24 horas. Isso representa 40% do efetivo de Joaçaba. Seriam utilizados quatro soldados ao dia, em turnos de seis horas”, explica Balzan, salientando que os bombeiros já possuem uma centra integrada entre os quartéis em 22 cidades. “Ligando no 193, a central de Herval d’ Oeste atende e envia a solicitação para o atendimento de origem”.

Tecnologias

Dentre as tecnologias viabilizadas na nova central de Herval d’ Oeste, o coronel Dalmarco destaca o georreferenciamento da frota e das ocorrências atendidas pela Polícia Militar. “A visão espacial de toda a região e dos eventos em andamento proporcionam recursos que permitem qualificar a tomada de decisão dos operadores e das guarnições em campo”, explicou.

A CRE ainda gerenciará o sistema de videomonitoramento urbano de Herval d’ Oeste e Joaçaba, que compreende 22 câmeras de segurança. Atuarão na central aproximadamente 15 profissionais por turno de serviço, entre policias militares, agentes temporários e do Samu.

Outro setor que deve ser integrado em pouco tempo à Central é da Defesa Civil, conforme Valdemir Cabral, comandante geral da PMSC. “Nosso estado tem registrado diversas calamidades, e é preciso ter uma estrutura de atendimento pronta. As Defesas Civis de cada município, devem conhecer a estrutura, para que também possa monitorar e coletar dados, em casos envolvendo calamidades, possa auxiliar e fazer prevenções”, explicou.

Os registros de ocorrências devem aumentar conforme avaliam os membros da segurança pública, já que toda pessoa que ligar para um serviço de emergência será atendida e encaminhada ao setor competente pelo atendimento, facilitando o acesso do usuário ao serviço.

Paula Patussi