Obra do Creas segue em ritmo acelerado

Em breve Herval d’ Oeste terá sede própria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A obra de construção está em ritmo acelerado, na Rua Vitória no centro de Herval d’ Oeste e a previsão é que esteja concluída em breve, o prazo total é de 120 dias. A empresa vencedora da licitação realizada pelo Governo do Estado e responsável pela obra é Construtora e Incorporadora Aline Daiane Iarenhuk da Silva – EPP do município de Major Vieira.

O investimento realizado por meio de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é de R$ 421.022,69 e as obras integram ações do Pacto pela Proteção Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Os serviços e atendimentos da unidade já funcionam no município, em um prédio Rua Dorival de Brito, no Centro, alugado pela Prefeitura.

No meio oeste, Herval d’ Oeste foi o único município que conseguiu desenvolver o projeto para receber recurso para a construção. Na região, Campos Novos e Fraiburgo, também foram contemplados com os Centros e na serra, São Joaquim.

O Governo do Estado assinou a ordem de serviço para o início das obras em março. No estado serão construídos 27 Creas, com R$ 13,8 milhões de investimentos. SC há 86 Centros em 82 municípios.

“É uma obra que vai nos ajudar a promover inclusão social, proteção das famílias e o acesso à cidadania além de ser mais uma fachada moderna para Herval d’ Oeste”, destaca a secretária de Assistência Social, Quenia Brinckmann.

O prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani ressalta a importância de todos os convênios firmados pela municipalidade e afirma que a construção de um espaço adequado e qualificado, fortalece o trabalho e traz mais resultados. "Nosso intuito é contribuir com o bem estar e beneficiar única e exclusivamente a comunidade", ressalta o prefeito, salientando que com a sede, a prefeitura fará economia, já que a atual sede do Creas é alugada.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção. 

PAULA PATUSSI 

Assessoria de Imprensa